Câmara homenageia profissionais e empreendedores da cidade

por imprensa — publicado 05/09/2013 16h55, última modificação 08/12/2015 09h12
Empresários e profissionais da cidade foram destaque na sessão desta terça, dia 03, em moções de parabenização. Também foram apresentados trabalhos para manutenção urbana, trânsito, iluminação pública e foi votado e aprovado em 1ª discussão o Projeto de Emenda a LOM nº 01/2013.

 

Moções:

- Moção de Parabenização para a empresária Ruth de Fonseca. Autoria: Valéria Bento. “É um exemplo de mulher determinada, batalhadora na mais pura expressão da palavra. De posições firmes e opinião própria, não se furta a defender seus pontos de vista”.

- Moção de Parabenização para a empresária Railda Rosa dos Anjos. Autoria: Valéria Bento. “A senhora Railda Rosa dos Anjos, natural do município de Pau-brasil - BA, está em Bertioga desde 1992, casada e mãe de três filhos, é microempresária do ramo da estética. Começou suas atividades há cinco anos, como manicure, em sua própria residência, onde pela qualidade de seu trabalho e simpatia no atendimento, conquistou vasta clientela”.

- Moção de Parabenização para o sr. Julião Borges de Souza. Autoria: Valéria Bento. “Começou sua carreira profissional como ajudante de cozinha em 1983. Já em 1991 era chefe de cozinha do Restaurante Manhatan e, logo depois, em 1992, se torna chefe de cozinha do Restaurante Domanni. Seu talento sempre foi muito alem da execução e coordenação de pratos deliciosos. Como cidadão comprometido com seu trabalho e com suas responsabilidades, capacitou inúmeros cozinheiros e chefes de cozinha”.

- Moção de Parabenização para o empresário José Maria Xavier de Jesus. Autoria: Valéria Bento. “Em 2006, adquiriu o restaurante Tropeiro, situado na Rodovia Rio-Santos, no Jardim Vista Linda. Quando atingido por um incêndio em seu estabelecimento comercial não se deixou abater. Como Fênix, ressurgiu das cinzas, não por passe de mágica, mas com muito trabalho, dedicação e firmeza no seu propósito. Não só reergueu o Restaurante Tropeiro, mas o multiplicou”.

- Moção de Parabenização a José Vicente Júnior, autor do livro “Eu ainda não cheguei lá”. Autoria: Luiz Carlos Pacífico Júnior. “Eu Ainda Não Cheguei Lá, nome do livro, não é uma obra de ficção! É um livro de histórias reais que podem se assemelhar às vividas por milhares de pessoas comuns, como o autor, e com uma narrativa sensível e sincera, nos oferece a oportunidade de pensar e questionar. Ao compartilhar suas histórias”.

- Moção de Parabenização pela passagem do Dia do Biólogo. Autoria: Antonio Rodrigues Filho. “O Biólogo é um profissional capacitado para, além de executar, pensar. A pesquisa básica na área das ciências biológicas é, hoje em dia, realizada em grande parte por biólogos. Isso inclui técnicas aplicadas na medicina, no controle de pragas, e na preservação ambiental”.

 

Indicações:

Valéria Bento:

A vereadora apresentou indicação na sessão desta terça, dia 03, para que a prefeitura disponibilize vagas de estacionamento no Paço Municipal, para idosos. Ela destacou ainda que essa é uma exigência da Lei e solicitou medidas da Diretoria de Trânsito da cidade para a demarcação das vagas preferenciais.

Outro trabalho da parlamentar pede providências para reavaliação do mapeamento do município para fins de cálculo de IPTU.

 

Luiz Carlos Pacífico Júnior:

Para permitir o aumento no número de vagas nas creches de Bertioga, o vereador solicitou que a prefeitura celebre convênio com o terceiro setor para “gestão compartilhada”. A medida prevê o repasse de verbas do município para essas instituições mediante quantidade de crianças matriculadas.

Além disso, ele ainda requereu a reconstrução da rotatória no trecho entre a avenida Anchieta e a rua Eduardo Correa da Costa Junior, no Jardim Vista Linda. No local, segundo o vereador, havia esta adequação urbana antes da construção da segunda pista da citada avenida. O pedido teve início com um abaixo assinado, com 240 nomes de moradores da localidade.

O parlamentar também apresentou trabalhos solicitando serviços de manutenção urbana: com a instalação de poste e luminária na rua Alzemiro Balio, no bairro Jardim Vista Linda e instalação de luminárias na rua Deputado Emílio Justo, em Boraceia.

 

Ivan de Carvalho:

O vereador fez indicação para que o município seja inscrito no Pronasci - convênio com o Ministério da Justiça, que disponibiliza verba por meio dos projetos Mulheres da Paz e Protejo, que são investimentos em Segurança Pública.

O parlamentar ainda pediu a celebração de convênio entre o município e o ITAM (Instituto Técnico de Apoio Municipal), para prestação de serviços como: elaboração da Análise de Risco do território municipal, elaboração de Diagnóstico de Segurança do Município, elaboração do Projeto Executivo de Segurança Publica, Prestação de Consultoria e Assessoria na alocação de recursos não reembolsáveis.

 

José Feliciano Irmão:  

O vereador apresentou indicação na sessão desta terça, dia 03, para que seja instalada uma pista de skate no bairro de Boraceia, nos moldes da implantada na praia da Enseada, no centro da cidade. Além disso, ele fez trabalho pedindo manutenção no prédio do Caps (Centro de Atenção Psicossocial).

 

Antonio Rodrigues Filho:

Por conta de ofício da Associação Comercial e Empresarial de Bertioga, o vereador requereu da prefeitura a desobstrução dos bueiros da avenida Anchieta, na região central. De acordo com o parlamentar, na referida via, entre os números 1752 e 2062, a água suja corre pelo meio fio, impedindo a circulação de pessoas com pouca mobilidade, dificultando o trânsito dos veículos e deixando o local com mau cheiro e aparência desagradável.

Outro trabalho refere-se à realização de campanhas educativas para motoristas, ciclistas e pedestres, com orientações sobre as boas maneiras e as regras que devem ser respeitadas no trânsito. O objetivo é diminuir o número de acidentes no município.

O parlamentar também apresentou indicação para que a Casa de Leis coloque em prática o programa Vereador Mirim, aprovado pelo Legislativo em 2010.

 

Edvaldo Alecrim Silva:

O vereador fez indicação para que o efetivo do Posto de Bombeiros de Bertioga ministre instruções referentes as suas atividades para os adolescentes de 14 a 18 anos que são amparados pelo CAMPB - Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Bertioga. A orientação será um trabalho social e abrangerá noções de primeiros socorros, salvamento e noções sobre o mar, entre outras.

Ele ainda solicitou a disponibilização de uma farmácia na UBS do bairro Vicente de Carvalho II. O parlamentar quer também a poda de árvores no terreno do GBS (Bombeiros Salva Mar), localizado na região central da cidade, para evitar curtos-circuitos na rede de energia elétrica.

Outra reivindicação do vereador é para que o Executivo faça gestão junto a Sabesp para que a empresa disponibilize um caminhão hidrojato para a cidade durante o período de temporada.

Além disso, no bairro Vicente de Carvalho II, ele quer a troca de postes de iluminação pública; Mutirão de Limpeza e Manutenção a cada 15 dias, com apoio do Cata Treco e limpeza de ponto de visualização da rede coletora de esgoto.