Enfermeiros são homenageados pela dedicação nas diversas unidades de Saúde

por imprensa — publicado 13/06/2014 15h54, última modificação 08/12/2015 09h12
Funcionários da área da Saúde são homenageados durante a sessão desta terça, dia 15. Além disso, vários foram os pedidos para melhorias e manutenção urbana. Acompanhe o resumo da sessão dia 13 de maio de 2014:

Moções:

 - Moção de Reflexão pelos 126 anos de Abolição da Escravatura no Brasil. Autoria: vereadora Valéria Bento. “Por mais longínqua que pareça a data, não é suficiente perder de vista e cobrir o país de vergonha para a realidade existente há 126 anos atrás, quando o Brasil continha em seu ordenamento a cultura escravagista que permitia a utilização de mão-de-obra afrodescendente forçadamente empregada na produção”.

 - Moção de Parabenização para o senhor Leonardo Pimentel. Autoria: vereadora Valéria Bento. “Conhecido carinhosamente como Leo, natural de São Paulo, está em Bertioga desde os cinco anos de idade, encontrou no skate seu meio de vida, auxiliando a boa prática esportiva no município”.

 - Moção de Parabenização e Reconhecimento à senhora Josefa Gila Pereira. Autoria: Valéria Bento e Márcia Lia. “Mãe de seis filhos, avó de 13 netos e bisavó de oito bisnetos, além de suas tarefas como dona de casa, encontra tempo e disposição para a realização da Festa em Comemoração ao Dia das Mães”.

 - Moção de Parabenização para a equipe de enfermagem do hospital municipal de Bertioga. Autoria: Luiz Carlos Pacífico Júnior e Elizabeth Dotti Consolo. “São os enfermeiros que trabalham e se sacrificam tanto, deixando às vezes seus familiares queridos para dar o seu plantão, que é o seu quinhão na luta contra a enfermidade que atinge pessoas em casa, no trabalho, em asilos, em creches, no hospital etc.”.

 Indicações:

 Valéria Bento

 Preocupada com as condições não só da qualidade de água fornecida nos bairros de Bertioga, a vereadora também demonstrou essa semana incômodo quanto às condições de segurança oferecidas para as ETAs da Sabesp. Para resolver essa questão, ela pediu atuação do Executivo junto ao Governo do Estado para oferecer a guarda patrimonial necessárias a esses locais.

 Alfonso Dari Weiland

Por conta da importância do pró-labore pago aos policiais militares que permanecem trabalhando em Bertioga, o vereador apresentou indicação essa semana solicitando a permanência do auxílio localidade. A indicação foi feita em parceria com o vereador Pacífico.

 Outro requerimento feito por ele é quanto à realização de serviços urbanos no bairro Jardim Ana Paula, Rio da Praia e Mangue Seco, com desassoreamento das valas e nivelamento das ruas no bairro jardim Ana Paula.

 Também, estudo para abertura da farmácia nos finais de semana e feriados prolongados, reabertura de águas nas casas do bairro Jardim Ana Paula e instalação de bancos no calçadão da avenida Vicente de Carvalho, na orla da praia.

 Edvaldo Alecrim Silva

 O vereador foi procurados por moradores do bairro Albatroz 2 preocupados com o mato alto nas ruas da localidade, em especial com a situação da rua Cinco. Por essa razão, ele apresentou pedido para a realização de serviço de roçada de mato no local.

 Além disso, ele quer a realização de manutenção emergencial no conjunto habitacional Vicente de Carvalho II. Este pedido ocorreu em parceria com a vereadora Valéria Bento. Ainda, o edil requereu a aquisição de veículos destinados a Dejen (Diária Extraordinária para Jornada Especial).

 José Feliciano Irmão

 Para melhorar as condições de acessibilidade nos prédios destinados ao atendimento público em Bertioga, o vereador apresentou trabalho para que sejam feita melhorias e adequações na rampa de acesso do Espaço Cidadão, em Boracéia. Ainda, o edil apresentou indicação para que seja feita abertura e limpeza no canal de drenagem localizado na avenida Aquelino Estebanes Nani.

 Elizabeth Dotti Consolo

 A vereadora falou sobre a doença psíquica esquizofrenia, que atinge mais de 5% da população mundial, e somente no Brasil, cerca de 1 milhão de pessoas. Para que as pessoas saibam os sintomas desse tipo de doença e mesmo os familiares e pessoas mais próximas possam ajudar de forma adequada com forma com esse transtorno, a vereadora pediu a realização de ampla divulgação sobre o tema.

 Márcia Regina Braz Lia

 Os recorrentes problemas de manutenção urbana deficiente ocasionam pedidos reincidentes sobre limpeza e serviços desse setor. Na sessão desta terça, dia 13, a vereadora, junto com os pares Pacífico e Alemão, tornaram a requisitar limpeza e desobstrução de valas no bairro Jardim Ana Paula.

 Outro trabalho da vereadora Márcia pede cuidados e informações amplas, por meio de diálogo no ambiente escolar e familiar sobre os riscos do cyberbullying, que é uma ação muitas vezes de agressão moral a outras pessoas e que causa danos emocionais e até psíquicos nas vítimas.

 Além disso, ela quer mais atenção e cuidados com os equipamentos de ar-condicionado utilizados em prédios públicos e privados. Para a vereadora a devida manutenção nesses aparelhos é fundamental para a saúde respiratória das pessoas.

 Luiz Carlos Pacífico Júnior

 O vereador foi mais um membro da Casa de Leis envolvido na solução das mazelas da infraestrutura das ruas de Bertioga. Ele requisitou a retirada de entulho da rua José Toledo Civitanova. Outra solicitação nesse sentido é para manutenção na Emeif José Ermírio Moraes Filho, no Indaiá. A solicitação é em conjunto com o vereador Toninho Rodrigo.

 Ainda nesse tema, o vereador, em parceria com os pares Márcia e Valéria, cobrou medidas para manutenção das ruas e limpeza urbana do loteamento do Citymar.

 Antônio Rodrigues Filho

Em conseqüência das dificuldades enfrentadas pelos moradores da localidade Chácaras Vista Linda, o vereador apontou a necessidade urgente da Secretaria de Serviços Urbanos atender a localidade com serviços de manutenção urbana. Ele também pediu manutenção nas ruas do bairro Indaiá e Vista Linda.

Para um melhor controle dos animais de pequeno e grande porte em Bertioga, o edil sugeriu um programa para chipagem dos animais. Outra idéia voltado para a valorização da cultura da cidade e do turismo de recepção é o projeto indicado pelo vereador: Eu Conheço Minha Cidade. Destinado a dar informações, dentro desse programa, aos alunos do ensino municipal.

 Luís Henrique Capellini

 De acordo com o vereador, o sofrimento dos moradores do bairro de Boraceia já é uma história antiga e as reclamações e pedidos são recorrentes. Para ele, chega a ser incompreensível o não planejamento e atendimento a um pedido de tamanha relevância para a localidade: um posto de atendimento médico 24 horas e uma ambulância de plantão para atender a comunidade. Nesta sessão, do dia 13, ele reiterou este pedido.

 Ele ainda requereu nivelamento e terraplanagem na rua Olavo de Ferraz e desobstrução e limpeza de vala, no bairro Vista Linda.

 Ordem do Dia

 - Projeto de Lei Ordinária 024/2013. “Dispõe sobre o controle populacional de cães e gatos em Bertioga através de uma unidade móvel de esterilização e de educação”. Autoria: Antônio Rodrigues Filho. Aprovado em 2ª discussão.

 - Projeto de Lei Ordinária 044/2013. “Dispõe sobre a retirada de veículos abandonados nas vias públicas no âmbito do município de Bertioga”. Autoria: Luiz Carlos Pacífico Júnior. Aprovado em 2ª discussão.

 - Projeto de Lei Ordinária 054/2013. “Institui e inclui no calendário oficial de eventos do município de Bertioga o dia municipal da pessoa com deficiência e da outras providências”. Autoria: Luiz Carlos Pacífico Júnior. Aprovado em 2ª discussão.

  

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bertioga – 13/05/2014