Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Notícias / Instalação de UTI e cobertura de pontos de ônibus são destaques da semana

Instalação de UTI e cobertura de pontos de ônibus são destaques da semana

por imprensa — última modificação 08/12/2015 09h13
UTI e pontos de ônibus cobertos estão entre as solicitações dos vereadores essa semana. Além disso, os membros da equipe de pedestrianismo da casa de apoio Caverna de Adulão foram homenageados pelos bons resultados obtidos em competições locais e as vencedoras do concurso Miss Bertioga estiveram na Casa de Leis para receber a parabenização dos vereadores. Acompanhe o resumo da sessão desta terça, dia 11 de novembro:

Moções:

- Moção de Parabenização à equipe de pedestrianismo da Caverna de Adulão. Autoria: vereador Luiz Carlos Pacífico Júnior. “É uma casa de ajuda a dependentes químicos e moradores de rua, que busca a reintegrarão social de pessoas e familiares, num trabalho que teve início em março de 2011, através de membros da Igreja Bola de Neve Bertioga. O objetivo da casa é resgatar pessoas que, por diversos motivos, foram parar nas drogas e, em muitos casos, morar nas ruas; resgatar a autoestima e libertar do vício das drogas ilícitas e não ilícitas, permitir o retorno à família e a sociedade”.

Indicações:

Luiz Carlos Pacífico Júnior

O vereador solicitou da prefeitura medidas junto ao Governo Estadual para a instalação de uma Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), que tem por objetivo atender a demanda básica de promoção do desenvolvimento rural sustentável.

De acordo com o edil, com incentivo à parceria e os convênios, respeitando as características e as necessidades de cada região, a CATI vem deixando sua marca no desenvolvimento e modernização da agricultura paulista, ações voltadas aos pescadores e a aqüicultura.

Ele ainda destacou que “Esse convênio será muito importante para a cidade já que irá auxiliar, por exemplo, na compra de equipamento como barco, câmara fria entre outros equipamentos que são de difícil aquisição para esses trabalhadores”.

Além disso, o vereador apresentou trabalho na sessão de terça, dia 11, para que seja instalado ponto de ônibus com cobertura na rodovia Rio-Santos, próximo ao bairro Jardim Rafael, com adequações também na questão da sinalização de trânsito.

Márcia Regina Braz Lia

Para incentivar a disciplina e evitar a violência escolar, a vereadora apresentou indicação de Projeto de Lei ao Executivo sugerindo a proibição do uso de aparelhos celulares e outros tipos de eletrônicos em sala de aula e durante os horários de ensino nas escolas do município.

Segundo a vereadora, o uso do aparelho celular nas salas de aula reduz a concentração e o rendimento dos alunos durante as aulas. Ela ressaltou que os estudantes se distraem acessando a Internet, ouvindo musicas, fazendo ou recebendo ligações, e mesmo, enviando torpedos e divertindo-se com jogos.

Outro fator preocupante é a “cola eletrônica”, usada por muitos alunos, que se sentem fortalecidos por burlar a vigilância dos professores, prejudicando toda a finalidade da avaliação. São ações que contribuem para a dispersão do aluno, comprometendo assim as atividades em sala de aula.

A vereadora também entregou indicação de Projeto de Lei que “Dispõe sobre o incentivo ao cultivo das plantas citronela e crotalária Juncea, como método natural de combate à dengue e dá outras providencias”.

Ela enfatizou que “o combate à dengue é essencial não só nas nossas casas, mas também em nosso ambiente de trabalho. Independente da profissão e do local de trabalho, é importante observar todos os possíveis focos do Aedes e eliminá-los”.

Além disso, a vereadora pediu medidas da prefeitura para intensificar as ações de fiscalização de entrada e saída de embarcações nas áreas adjacentes às praias de Bertioga. A intenção é que seja celebrado convênio com a Marinha para essa finalidade. Ela ainda requereu a regularização da atividade de “flanelinhas” na cidade.

Edvaldo Alecrim Silva

Para atender a pedidos dos moradores do bairro Indaiá, o vereador solicitou à prefeitura adequação no retorno localizado na avenida Anchieta, próximo ao número 10.854. A medida se deve ao local ser o primeiro retorno para os veículos que advém da rodovia Mogi-Bertioga.

Alecrim ainda pediu melhorias e reurbanização da Praça Jardim Caiçara, no bairro Indaiá. Outra sugestão do vereador é para que o Centro de Controle de Zoonoses estenda a Campanha de Vacinação Antirrábica ao bairro Vicente de Carvalho II. De acordo com ele, essa é uma reivindicação de diversos moradores que querem vacinar seu animal de estimação num local mais próximo das suas residências.

Valéria Bento

A vereadora solicitou ao Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, que promova a instalação de lombadas eletrônicas ou físicas, na avenida Anchieta, no trecho do Jardim Rafael. Ainda, que a prefeitura encontre soluções para os problemas causados pelo aumento da população de moradores de rua em Bertioga.

Para o bairro Sítio São João, ela sugeriu a instalação de postes e o fornecimento de iluminação pública.

Elisabeth Dotti Consolo

A vereadora e médica reiterou em sua indicação dessa semana a importância de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para Bertioga, ela questionou o Executivo quanto ao processo para implantação desse serviço na cidade. De acordo com a vereadora, trata-se de uma estrutura fundamental e indispensável para qualquer hospital que atenda uma alta demanda de pacientes, como o nosso município.

Ainda na questão da saúde ela apresentou os trabalhos: Novembro Azul, período dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e a saúde do homem e cobrança sobre a definição de prazo para a realização dos exames de mamografia.

Antônio Rodrigues Filho

O vereador requereu medidas para manutenção na Avenida Eurico Massaro Masutani, na altura do cruzamento com a rua Aprovada 285, no Indaiá. Ele ainda solicitou a implantação de uma ciclofaixa no local e a manutenção ou troca de alguns pontos de ônibus da localidade, que, segundo o vereador, estão em péssimo estado de conservação.

Para o bairro Citymar, Toninho Rodrigues fez indicação sugerindo a complementação da iluminação pública da localidade.

Alfonso Dari Weiland

Por conta da reclamação dos usuários do transporte público, o vereador pediu a colocação de cobertura nos pontos de ônibus do bairro Jardim Ana Paula e Jardim Rio da Praia.

Luís Henrique Capellini

Para melhorar a mobilidade urbana dos moradores do bairro Boraceia, que percorrem grandes distâncias para se locomoverem dentro da própria localidade, o vereador solicitou à Secretaria de Serviços Urbanos a promoção de limpeza e abertura das vielas das ruas Maria Fernandes de Lourdes Guedes,

Fernando Pessoa e Dr. Osvaldo dos Santos Soares.

Além disso, já visando o período crítico para a transmissão da dengue pelo mosquito Aedes aegypti, que é a estação chuvosa, sugeriu à prefeitura que retome as medidas preventivas, principalmente com visitas às residências e ação do carro fumacê nos bairros, para que Bertioga não reviva na temporada 2014/2015 o mesmo resultado preocupante do início desse ano.

Ordem do Dia

        1.     Pedido de Tramitação em Regime de Urgência Especial – Projeto de Lei 084/2014. “Altera a Lei Municipal nº 784, de 12 de setembro de 2007, que criou o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos profissionais da Educação – Fundeb e dá outras providências”. Autoria: prefeito José Mauro Dedemo Orlandini. Aprovado em 1ª discussão.

2.     1ª discussão do Projeto de Lei nº 78/2014. “Dispõe sobre a criação do transporte escolar e gratuito – TEG no município de Bertioga e dá outras providências”. Autoria: prefeito José Mauro Dedemo Orlandini. Aprovado em 1ª discussão.

3.     1ª discussão do Projeto de Lei nº 006/2014. “Determina às administradoras de bens, condomínios, associações civis de moradores e aos inventariantes de bens imóveis situados neste Município, a obrigação de prestar informações à Prefeitura do Município de Bertioga e dá outras providências”. Autoria: prefeito José Mauro Dedemo Orlandini. Aprovado em 1ª discussão.

 

 

 

 

 Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bertioga - 14/11/2014

 

 

 

Banners

 

Mídias Sociais

   YoutubeFlickr

Audiências Públicas

Regularização Fundiária - 23/06/17

Segurança Pública - 30/06/17

 

  Ambulantes - 25/10/2017
Outros vídeos
Pesquisar no LexML
Logotipo do LexML - Rede de informação legislativa e jurídica