Na 9ª sessão do ano, Câmara tem indicações sobre Saúde e Transporte

por imprensa — publicado 12/08/2013 13h52, última modificação 08/12/2015 09h13
Na 10ª sessão ordinária do ano, realizada no último dia 09, os vereadores apresentaram diversos trabalhos, entre requerimentos, moções e indicações. O tema mais discutido em plenário foi Saúde, mas também foram abordados serviços de manutenção urbana, Meio Ambiente e Transporte Público Urbano e Escolar.

Moções:

Moção de Parabenização pelos 64 anos de emancipação Político Administrativa de Cubatão. Autoria: vereador Edvaldo Alecrim Silva.

“Com um grande parque industrial, Cubatão enfrentou no passado à ameaça constante da poluição. Na década de 80, foi considerada pela ONU como a cidade mais poluída do mundo. Contudo, com a união de indústrias, comunidade e governo, a cidade conseguiu controlar 98% do nível de poluentes no ar. E com isso venceu de forma brilhante a poluição, servindo de exemplo de desenvolvimento sustentável, de harmonia entre indústrias e meio ambiente”.

 

Moção de Parabenização a Dra. Hevelin de Souza Melo e ao Dr. Domingos Bezerra da Silva, por serviços prestados à comunidade. Autoria: vereadora Valéria Bento. “Todos os cidadãos bertioguenses que nos procuraram com aflições urgentes, necessitando da intervenção de operadores do direito foram encaminhados a Dra. Hevelin de Souza Melo e o Dr. Domingos Bezerra da Silva, honoráveis advogados da cidade que, como cidadãos comprometidos com as necessidades dos menos favorecidos e conscientes do múnus público da advocacia como função essencial a justiça, deram toda atenção e o encaminhamento profissional adequado, sempre e sem exceção, com total gratuidade e imbuídos de notável denodo”.

 

Moção de Parabenização ao DOA. Autoria: vereador Alemão (Alfonso Dari Weiland). A Diretoria de Operações Ambientais (DOA) foi homenageada nessa moção por conta do trabalho que vem realizando desde novembro do ano passado, na autuação dos casos de veículos ou locais com abuso do som. Para isso, o DOA conta com equipamentos chamados de decibelímetros, que funcionam como um medidor do volume do som.

 

Requerimentos:

Solicita informações acerca da derrubada de árvores na Avenida Vicente de Carvalho e da Certificação "MUNICÍPIO VERDE AZUL". Autoria: vereadora Valéria Bento. Por conta da recente derrubada de árvores na orla da avenida Vicente de Carvalho, no Centro, que teria sido motivada pelas obras de reurbanização do local, a parlamentar quer que a municipalidade explique a legalidade e legitimidade da medida, que, de acordo com ela, vai à contramão da identidade do município, que é área de preservação ambiental e tem o selo Verde Azul.

 

Indicações:

 

Edvaldo Alecrim Silva:

O vereador Alecrim cobrou na sessão desta terça-feira, dia 09, empenho da municipalidade no combate ao mosquito transmissor da Dengue. A doença já é considerada um caso de epidemia na maioria das cidades da Baixada Santista. “Esta indicação vem solicitar o empenho dos órgãos responsáveis pela limpeza, combate dos focos e inclusive o uso do ‘fumacê’, para que nossa cidade não se torne mais uma na lista de foco desta doença”.

O parlamentar também pede a criação de vagas de estacionamento público na área de entroncamento da rua Oswaldo Cruz e a avenida Anchieta, no Centro, onde estão localizadas lojas, o Cartório e agências bancárias. A ideia do vereador é buscar recursos da iniciativa privada para viabilizar a implantação desse estacionamento.

 

Luis Carlos Pacífico Júnior:

Para que a cidade possa ter medidas mais eficazes no combate à dengue, o vereador Pacífico apresentou Projeto de Lei que regulamenta ações e autuações de prevenção e erradicação da doença, que se tornou uma epidemia este ano na Baixada Santista, com 8,5 mil casos já confirmados e anunciados na imprensa local, sendo que em Bertioga são 122.

Pacífico destacou no seu trabalho que são necessárias medidas enérgicas de combate à doença. Ele ainda informou que Bertioga tem um grande número de casas de veraneio, que ficam desocupadas a maior parte do ano. Por esse motivo, ele considera fundamental a contribuição da população para permitir o acesso dos agentes municipais às residências fechadas.

O vereador indicou outro PL ao Executivo, que regulamenta o recolhimento de veículos, automotores ou não, abandonados em vias públicas. De acordo com Pacífico, esses equipamentos causam transtornos e preocupação para a população, já que são depósitos de lixo e de águas paradas, que podem levar a diversas doenças.

 

José Feliciano Irmão:

O vereador Feliciano fez indicação para que a municipalidade providencie a colocação de guias e sarjetas nas ruas do Jardim Veleiros. De acordo com o parlamentar, ele esteve no bairro e os moradores fizeram essa solicitação, para a realização de melhorias na localidade, que, com a construção prevista do novo atracadouro, será uma das áreas de maior trânsito da cidade.

Outro trabalho do vereador é para que sejam realizados a limpeza das valas e o nivelamento das ruas no bairro Jardim Ana Paula. A localidade foi visitada recentemente por Feliciano e os pedidos são reclamações dos moradores. O parlamentar também pediu os mesmos serviços para a rua Emilio Justo, no bairro Boracéia.

 

Elizabeth Doti Consolo

A vereadora Beth Consolo fez indicação na sessão de terça, dia 09, para que a municipalidade faça serviços de manutenção e terraplanagem na rua 33, altura do n° 139, no bairro Mangue Seco. A parlamentar foi procurada por moradores que reclamaram das condições intransitáveis da referida via.

Outro trabalho da parlamentar solicita que seja incluído no Calendário Municipal de Bertioga o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, no dia 26 de abril.

De acordo com Beth Consolo, a intenção é divulgar mensagens para alertar e aumentar a conscientização da população, profissionais da saúde e professores, sobre os riscos e complicações da H.A. (hipertensão Arterial) e das formas de prevenção e combate.

 

Toninho Rodrigues

O vereador Toninho Rodrigues fez solicitação para que seja feito no bairro do Indaiá, um mutirão de serviços urbanos. Ele relatou que as ruas que compõe a malha viária da localidade necessitam de manutenção, com roçada de mato e limpeza das valas, além do nivelamento, sendo que algumas vias encontram-se em estado de intervenção mais urgente, pois prejudicam o fluxo de veículos e pedestres.

O parlamentar também fez indicação para que sejam substituídos os antigos pontos de ônibus do bairro Vista Linda, que se encontram em situação inadequada de atendimento à população. “Coberturas danificadas, assentos quebrados ou ferragens apresentando sinais de corrosão, alem de não servirem ao propósito ao qual são destinadas, podem representar riscos às pessoas”.

Outro serviço urbano que o vereador requereu da municipalidade é quanto à realização de roçada de mato na avenida Anchieta, no sentido Centro-Bairro. Toninho Rodrigues também quer melhorias nas estruturas físicas nas quais são atendidos os alunos da equoterapia, no Paço Municipal.

 

O vereador pediu ainda que a Viação Bertioga reveja os horários disponíveis para a linha 04, que faz o trajeto Indaiá/Centro, e que tem intervalos entre si de mais de uma hora, de acordo com os usuários. Segundo o vereador, trabalhadores e estudantes são os que mais sofrem com a deficiência de horários dessa linha.

 

Alfonso Dari Weiland:

O vereador Alemão fez indicação reclamando das condições em que se encontram as sinalizações horizontais do município. Ele quer a manutenção das mesmas. De acordo com o parlamentar, a falta de conservação tem colocado em risco a integridade física daqueles que utilizam as vias, seja motoristas, ciclistas ou pedestres.

O parlamentar quer também a colocação de banheiros químicos nas feiras livres da cidade, visando o bem estar dos usuários destes locais, que, às vezes, ficam horas no local e precisam desse tipo de serviço. Outro trabalho do vereador Alemão é solicitando reparos na rede de iluminação pública do bairro Jardim Ana Paula.

Para o transporte escolar, o vereador Alemão quer que seja revisto o local de embarque e desembarque dos alunos do Jardim Ana Paula. Essa indicação foi apresentada em conjunto com o vereador Pacífico. Ambos querem a revisão dessa parada do transporte, porque a área onde o ônibus para atualmente tem comércios e isso causa grande congestionamento.