Oficinas da Terceira Idade está entre os pedidos da semana

por imprensa — publicado 26/05/2014 12h51, última modificação 08/12/2015 09h13
Entre as indicações apresentadas na sessão desta terça, dia 06 de maio, está o pedido para instalação do Programa de Localização e Identificação de Pessoas Desaparecidas, e ainda, criação das Oficinas Terceira Idade, voltadas às atividades artísticas. Acompanhe o resumo da sessão:

Moções:

- Moção de Parabenização ao senhor Afonso, um autêntico membro do grupo de trabalhadores de Bertioga. Autoria: Luiz Carlos Pacífico Júnior. “Algumas pessoas são legítimas representantes da importância do trabalho para a construção e o desenvolvimento das cidades. Exemplo disso é o senhor Afonso Teixeira dos Santos, hoje com 75 anos, e autêntico membro do grupo de trabalhadores que ajudaram na construção da história e da vida urbana de Bertioga”.

 - Moção de Parabenização ao atleta Antônio Monteiro da Silva. Autoria: Beth Consolo e Pacífico Júnior. “Após um tempo caminhando na praia, resolveu começar a trotar, e a correr, e assim foi ganhando ânimo e confiança para participar de corridas, foi então que resolveu se inscrever no Campeonato Santista de Pedestrianismo, no ano de 1995, na categoria de 46/49, e após grande esforço chegou em 5º lugar. Com esse expressivo resultado logo na primeira prova, ficou motivado a se inscrever no ano seguinte na mesma prova e dessa vez conquistou o 3º lugar”.

Indicações:

Edvaldo Alecrim Silva

Por conta do intenso fluxo de pessoas na avenida de acesso ao bairro Vicente de Carvalho II, o vereador apresentou indicação na sessão dessa semana, para que seja instalado um redutor de velocidade na via, na altura do nº 804. Ele destacou que essa medida é importante para garantir a segurança principalmente aos pedestres e ciclistas.

Outro trabalho do vereador pede a instalação no município de Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID). De acordo com o edil, esse programa já existe nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, e são realizados por meio de parceria entre os municípios e outros órgãos, como o Ministério Público, a Polícia Rodoviária, Detran, Disque Denúncia, e as policias Civil e Militar.

Valéria Bento

A vereadora voltou a pedir atenção do Executivo Municipal quanto às condições de infraestrutura do bairro Chácaras Vista Linda. Ela apontou a situação precária de saneamento básico, limpeza das valas e manutenção das ruas da localidade. Além disso, pediu atendimento eficiente nos postos de saúde da cidade.

Os problemas de buracos e desnível no asfalto da avenida Anchieta motivaram indicação à prefeitura, com reclamos veementes sobre a falta de manutenção adequada no local.

Antônio Rodrigues Filho

O vereador apresentou trabalho nesta terça, dia 06, pedindo a implantação do projeto Oficinas da Terceira Idade, com enfoque em atividades artísticas e culturais voltadas às pessoas a partir dos 60 anos.  De acordo com ele, o programa é oferecido pela Secretaria Estadual de Promoção Social e tem como objetivo estimular as atividades cognitivas por meio das atividades artísticas.

O edil ainda pediu a instalação de uma Casa da Saúde Bucal em Bertioga, destinada a promover o atendimento médico gratuito às diversas doenças e problemas bucais que afetam a população. Ainda para a questão da saúde, apresentou solicitação em parceria com a vereadora Beth Consolo, para que a cidade ofereça na sua rede pública de saúde o “teste do coraçãozinho”, para os recém-nascidos.

Outra indicação feita pelo vereador requer manutenção urbana na rua Luiz Alonso Perez, no bairro Indaiá.  Ela também pediu ampla divulgação na mídia local dos cursos profissionalizantes realizados no município pelo Senac, Etec e PAT.

Luiz Carlos Pacífico Júnior

O vereador destacou na sessão desta terça, dia 06, a complexidade do transporte urbano e como algumas medidas são fundamentais para melhorar as condições de infraestrutura oferecida aos usuários. Ele requisitou da prefeitura medidas para a instalação de pontos de ônibus cobertos nos locais onde não há esse equipamento, em todos os bairros da cidade.

José Feliciano Irmão:

O vereador afirmou ter visitado recentemente a região onde fica o colégio estadual Armando Belegarde, na Vila Itapanhaú, e enfatizou a necessidade da realização de serviços de roçada de mato no entorno da unidade de ensino. Ele também solicitou a limpeza do canal de drenagem que fica entre as ruas Luiz Pereira de Campos e Saldanha da Gama, e iluminação pública para os pontos de ônibus no bairro Guaratuba.

Márcia Regina Braz Lia

Para melhorar a acolhida daqueles que vão ao cemitério municipal em favor de seus entes queridos e amigos já falecidos, a vereadora requereu manutenção e melhorias no local. Ela também apresentou trabalho, em parceria com o vereador Alecrim, para que a Secretaria Municipal de Segurança e a Polícia Militar promovam rondas nas proximidades das farmácias nos períodos de plantão das mesmas, à noite.

Elizabeth Dotti Consolo

Para combater a “procrastinação”, que pode se tornar uma doença psíquica nos casos crônicos, a vereadora pediu campanha de esclarecimento do assunto para a população, com a realização de palestras, panfletagem, debates e pedágios sobre o tema.

Luís Henrique Capellini

Por conta dos problemas de saúde causados pela obesidade e sua grande incidência sobre a população, o vereador pediu medidas conjuntas da Secretaria Municipal de Educação e a de Saúde para a implantação de programa nas escolas municipais voltados ao ensino de nutrição e saúde. A intenção é combater tanto a obesidade infantil quanto a sua ocorrência na idade adulta, por meio de noções de bem estar, atividades físicas e alimentação saudável.

Ordem do Dia:

- Projeto de Lei Ordinária nº 24/2013 – “Dispõe sobre o controle populacional de cães e gatos em Bertioga através de uma unidade móvel de esterilização e de educação”. Autoria: vereador Toninho Rodrigues. Aprovado em 1ª discussão.

 - Projeto de Lei Ordinária nº 044/2013 – “Dispõe sobre a retirada de veículos abandonados nas vias públicas no âmbito do município de Bertioga”. Autoria: Luiz Carlos Pacífico Júnior. Aprovado em 1ª discussão.

- Projeto de Lei Ordinária nº 054/2013 – “Institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Bertioga o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência e dá outras providências”. Autoria: Luiz Carlos Pacífico Júnior. Aprovado em 1ª discussão.

 

 

 

Texto: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bertioga – 07/05//20014