Programa de software de acesso livre para educação especial é sugestão de vereadora

por imprensa — publicado 21/03/2014 17h06, última modificação 08/12/2015 09h13
Com foco na inclusão digital, a vereadora Márcia Lia indicou na sessão do dia 18, que o Executivo faça a instalação do software Guarux, que é de uso livre, com aplicativos e jogos que podem beneficiar principalmente as pessoas portadoras de necessidades especiais.

De acordo com ela, o programa também conta com opções educacionais e pedagógicas que podem ser mais um recurso no aprendizado das escolas municipais e associações destinadas a atender aos portadores de necessidades especiais. 

“Entre as ferramentas acopladas ao Guarux também está uma interface que permite mover o mouse com movimento da cabeça por uma câmera, leitores de tela que obedecem a comando de voz ou que aumentam as letras, como as lupas, voltados aos usuários com dificuldades de visão”, explicou. 

A Solução Guarux é uma distro (sistema operacional) voltada à educação especial ou até mesmo ao usuário final, visando a acessibilidade de deficientes visuais e tetrapelegia com mecanismos (jogos) próprios para o desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Down e TDG - Transtorno Global do Desenvolvimento. 

Além disso, contém uma gama de Software's Educacionais e pedagógicos que auxiliam os estudos de crianças, adolescentes, adultos, docentes bem como profissionais na área da saúde que estejam envolvidos com estes temas.

 

 

texto: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bertioga - 21/03/2014