Público lota Espaço Cidadão na 1ª sessão itinerante, em Boracéia

por imprensa — publicado 12/08/2013 14h29, última modificação 08/12/2015 09h14
A primeira sessão itinerante da Câmara Municipal de Bertioga, realizada no Espaço Cidadão de Boraceia na noite desta terça, dia 28, teve boa participação do público, que lotou o local, mesmo sob chuva. Mais de 150 pessoas acompanharam a apresentação dos trabalhos dos vereadores, muitos voltados ao bairro de Boraceia, e a votação de dois Projetos de Lei na Ordem do Dia. Acompanhe o resumo dos trabalhos:

Indicações:

Elizabeth Dotti Consolo:

A vereadora Beth Consolo apresentou trabalho na sessão desta terça, dia 28, solicitando a inclusão no Calendário Oficial do Município do Dia Mundial de Combate à Asma, no dia 07 de maio. A asma é uma doença crônica dos pulmões, um tipo especial de inflamação que dificulta a passagem do ar, provoca chiado e aperto no peito, falta de ar e tosses repetidas. Resulta de fatores genéticos e do ambiente, e afeta milhares de pessoas no Brasil.

Outro trabalho da parlamentar voltado à área da Saúde é para a realização de campanha de divulgação e conscientização sobre o H1N1 (gripe suína). A vereadora Beth Consolo ainda sugeriu que a iniciativa – que precisa ser realizada pela Secretaria Municipal de Saúde - comece exatamente pelo bairro de Boraceia.

 

Antonio Rodrigues Filho:

O vereador Toninho Rodrigues fez indicação para que o setor de Zoonoses de Bertioga realize um “Mutirão” para o recolhimento das ruas de animais de grande porte, como cavalos. O parlamentar destacou que o fato acontece em alguns bairros da cidade e causa transtornos inclusive porque os animais deixam seus detritos nas vias, comem lixo doméstico e podem transmitir doenças através de carrapatos e outros parasitas.

Outra indicação do parlamentar é para que sejam instalados pontos de ônibus cobertos nas proximidades do bairro Sítio São João, na rodovia Rio-Santos.

 

Luis Carlos Pacífico Júnior:

O vereador Pacífico fez solicitação na sessão desta terça-feira, dia 28, realizada no bairro de Boraceia, para que a localidade receba uma unidade do Senai (Escola Técnica de São Paulo). De acordo com o parlamentar, a atual sede do Senai de Bertioga está há cerca de 20 km de distância do bairro, no Indaiá.

 O parlamentar ainda destacou que a Escola Técnica tem por base cursos estruturados, como pedreiro, pintor, instalador hidráulico, eletricista, informática, instalador de linha telefônica, que são cursos totalmente gratuitos e visam atender necessidades imediatas de iniciação, qualificação e aperfeiçoamento profissional.

Além disso, o vereador Pacífico fez indicação para que o bairro de Boraceia seja contemplado com a instalação de uma praça pública, para o lazer, entretenimento, esporte e diversão dos moradores e visitantes. Outro pedido nesse sentido é para que a prefeitura faça convênio com o Governo Federal para trazer para a cidade o projeto “Praça da Juventude”.

Segundo o parlamentar, esta iniciativa visa democratizar o acesso ao esporte e ao lazer, incentivar a inclusão digital e a produção cultural e científica, constituindo-se em um amplo espaço de convivência comunitária.

 

José Feliciano Irmão:

O vereador José Feliciano Irmão quer melhorias na área da Saúde, nos bairros de Boracéia e Guaratuba. Para isso, ele apresentou indicação à prefeitura na sessão desta terça, dia 28, realizada no Espaço Cidadão. A principal reivindicação do parlamentar é a instalação na localidade de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e um Posto do Samu, para atendimentos de emergência.

Ele ainda fez indicação para que o Executivo providencie a ampliação da Creche de Boraceia, sendo que a mesma tem lista de espera de aproximadamente 100 crianças. Ainda na área da Educação, o vereador Feliciano pediu mudanças no itinerário do ônibus escolar, por conta de abaixo assinado feito por pais e mães de alunos, que dão conta de que as crianças ainda precisam andar cerca de 01 km para chegar em suas casas.

Outro trabalho do parlamentar é para que o bairro de Boraceia receba pavimentação em suas vias principais, dentro da parceria assinada recentemente entre a prefeitura e a Caixa Econômica, que disponibilizou R$ 25 milhões para pavimentação de ruas de Bertioga.

 

Alfonso Dari Weiland:

O vereador Alemão fez indicação na sessão desta terça, dia 28, para que a prefeitura firme parceria com o Governo Federal para trazer para a cidade o programa “Brasil Sorridente”, que tem como foco atender munícipes de baixa renda e que precisam de atendimento odontológico.

O programa é formado por centros de especialidades odontológicas, laboratórios de Prótese Dentária e as Equipes de Saúde Bucal. O procedimento para aquisição do programa é simples: o município solicita a implantação dos CEOS (Centro de Especialidades Odontológicas) e a Prefeitura cede o terreno.

O Governo Federal fornece os equipamentos e recursos para as obras, após a implantação, o município passa a receber repasses federais e operam as unidades.

O vereador Alemão também apresentou indicação para que a prefeitura faça melhorias e reparos na Emeif Boraceia, sendo que os principais problemas se encontram no refeitório, que está sem mesas e cadeiras em quantidade adequada para os estudantes.

A questão da iluminação pública também foi alvo de indicação do vereador Alemão, ele pediu a melhoria para a rua L e outras que carecem desse investimento.

 

Luis Henrique Capellini:

O vereador Luis Henrique Capellini apresentou indicação na sessão desta terça, dia 28, solicitando que a prefeitura providencie projeto e implantação de urbanização na orla da Praia de Boraceia. De acordo com o presidente do Legislativo, a intenção é atender o grande fluxo de visitantes e banhistas.

De acordo com o parlamentar, a praia de Boraceia é uma das mais extensas e freqüentadas da cidade e merece um projeto que contemple a construção de calçadão, com demais equipamentos, como ciclovia, espaço para aparelhos de ginástica, praça para esportes e aparelhos de lazer infantil, alem de iluminação pública adequada, disponibilização de bancos e de duchas.

A indicação contou com o apoio dos demais vereadores da Casa de Leis.

 

 

Projetos de Lei:

PL 028/2013, que “Inclui programas e ações na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO - para o exercício de 2013 e dá outras providências”, de autoria do prefeito, aprovado em 2ª discussão.

PL 025/2013, que “altera o artigo sétimo da Lei Municipal 1.049, de 20 de novembro de 2012”, de autoria do prefeito, aprovado em 2ª discussão.