Situação das ruas, com as chuvas constantes, é alvo de preocupação dos vereadores

por imprensa — publicado 13/06/2014 16h17, última modificação 08/12/2015 09h14
Os vereadores votaram em 1ª discussão quatro projetos de lei na sessão desta terça, dia 27, de autoria dos próprios pares. Ainda, durante a reunião oficial, diversos foram os pedidos por manutenção na malha viária da cidade. Acompanhe o resumo:

 Indicações:

Luiz Carlos Pacífico Júnior:

O vereador apresentou trabalho nesta terça, dia 27, para melhorar a segurança dos usuários de transporte coletivo na cidade. Ele pediu a construção de uma rampa ou escada para acesso ao ponto de ônibus localizado no km 218 do bairro Vista Linda.

Ela ainda reiterou dois pedidos feitos anteriormente à prefeitura: para instalação de refletores na orla da praia do bairro Vista Linda e a troca das lâmpadas queimadas e de outros equipamentos para o perfeito funcionamento da iluminação pública.

Outra solicitação é para que seja feita a limpeza no entorno do Ginásio de Esportes, na Vila Itapanhaú, e instalada iluminação pública no corredor de passagem de pedestres entre a avenida 19 de Maio e a rua Maria Benzedeira.

Alfonso Dari Weiland

Por conta das constantes chuvas dos últimos dias, muitas vias da cidade estão com problemas de alagamento e dificuldades de acesso. Esse é o caso da rua Manoel Gajo, alvo de indicação para nivelamento e manutenção dos vereadores Alemão e Alecrim, e das ruas no entorno do conjunto habitacional Neda I.

Além disso, o edil requereu a criação do Setor de Diversidade Étnico Racial de Bertioga. Ele afirmou que o pedido se baseia na história de desigualdades sócio educacional existente no país. O objetivo é desenvolver projetos de capacitação e formação a partir da temática dos direitos humanos.

O vereador, em parceria com os demais pares do Legislativo, apresentou indicação solicitando do Executivo que encaminhe projeto de lei à Câmara, de acordo com a legislação vigente, que conceda período mínimo de 90 dias, legislação simplificada para manter a título precário todas as obras e adaptações executadas irregularmente, em desacordo com normas edilícias do município.

Luís Henrique Capellini

Quem também fez pedido para manutenção viária na última sessão foi o presidente da Casa, Capellini. De acordo com ele, a rua Doze, no bairro Jardim Albatroz II, está intransitável. Por esse motivo, ele requisitou serviços de nivelamento e melhorias em todas as vias não pavimentadas da localidade.`

O vereador também apresentou indicação em parceira com os demais pares da Casa solicitando a elevação do Foro Distrital de Bertioga para Comarca. Caso se torne Comarca, poderá realizar outras ações, de maior ou menor complexidade, atendendo a realidade judiciária do município.

José Feliciano Irmão

Com a intenção de aumentar a segurança para os pedestres que precisam atravessar a rodovia Rio-Santos no trecho do km 199 até o 203, que abrange as rotatórias do bairro Guaratuba, o vereador indicou estes locais para a colocação de faixas de pedestres.

Valéria Bento

A quantidade considerável de reclamações recebidas pela vereadora por parte dos moradores de praticamente todos os bairros de Bertioga, provocou além de indicação, discurso de crítica à atual situação do sistema viário de Bertioga. Entre as vias citadas por ela está a rua Osvaldo Cruz, sobre a qual a vereadora adicionou fotos à indicação apresentada na sessão desta terça, dia 27.

A vereadora também fez pedido para que a prefeitura faça gestão junto ao plano de saúde Ana Costa, que atende o funcionalismo público de Bertioga, para que o plano não rompa com convênios com as clínicas da cidade que oferecem atendimento médico de especialidades não contempladas em seu ambulatório local.

Elizabeth Dottti Consolo

A dedicação ao tema prevenção e saúde está sempre presente nos trabalhos apresentados pela vereadora e médica durante as sessões da Casa de Leis. Esta semana, ela falou de uma doença que atinge boa parte da população, a gastrite. Ela requereu campanha de informação e prevenção à população.

Ainda dentro da postura de prevenir e diagnosticar precocemente diversas doenças, a vereadora sugeriu que o Poder Executivo faça gestão junto ao Governo do Estado para trazer a Bertioga o programa Carreta Mulheres de Peito. O veículo móvel é equipado com aparelhos e especialistas para realizarem exames de mamografia.

Antônio Rodrigues Filho

Em consideração a importância do trabalho de patrulhamento realizado pela Guarda Civil Municipal, o vereador requereu a instalação na cidade de um Canil da GCM. A intenção é o fortalecimento das atividades executadas pelos membros da guarda.

 

Outra medida que o edil indicou em seus trabalhos da sessão desta terça, dia 27, foi a colocação de gradil em toda a extensão do canal de drenagem que divide as pistas da avenida Anchieta, no trecho do bairro Indaiá. Ainda nesta localidade, ele sugeriu a instalação de redutores de velocidade para ampliar a segurança aos pedestres e ciclistas.

 

Ele ainda pediu medidas para melhorar a segurança no trecho de tráfego na rua Arquiteto Carlos Quintas, no trecho entre a Rua Osvaldo Oliva e a avenida Emancipador Diney Lyra. Outro local alvo de pedidos de instalação de redutores de velocidade são as ruas Maria Helena e Manoel Mendes Ventura.

Márcia Regina Braz Lia

Por conta da quantidade de terra das ruas que são travessias e invade a avenida Anchieta – que está em processo final de duplicação, a vereadora apresentou trabalho ao Executivo pedindo a ampliação da faixa asfáltica em três metros, nestas vias que dão acesso à avenida Anchieta. A intenção é evitar que o novo pavimento fique tomado pela areia e terra das ruas transversais.

Ordem do Dia:

- Projeto de Lei Ordinária Nº 012/2013 – “Dispõe sobre a instalação de sistemas de aquecimento de água por energia solar nas edificações do município de Bertioga e contém outras providências”. Autoria: Alfonso Dari Weiland. Aprovado em 1ª Discussão.

- Projeto de Lei Ordinária Nº 061/2013 – “Institui a política municipal de prevenção às doenças ocupacionais do educador da rede municipal de ensino e dá outras providências”. Autoria: Antonio Rodrigues Filho. Aprovado em 1ª Discussão.

- Projeto de Lei Ordinária Nº 065/2013 – “Institui-se em firmar convênio com entidades filantrópicas e escolas particulares de educação infantil, objetivando o aumento de oferta de vagas ‘bolsa creche’ às crianças que não obtenham vagas na rede municipal e dá outras providências”. Autoria: vereadores Márcia Regina Braz Lia. Aprovado em 1ª Discussão.

- Projeto de Lei Ordinária Nº 083/2014 – “Cria oO Programa Municipal de Quipraxia e dá outras providências”. Autoria: Antonio Rodrigues Filho. Aprovado em 1ª Discussão.

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bertioga – 27/052014