Três personalidades são homenageadas na sessão do dia 21

por imprensa — publicado 12/08/2013 14h26, última modificação 08/12/2015 09h14
A sessão da Câmara Municipal de Bertioga dessa semana contou com três personalidades homenageadas, todas da área da Educação. Foram elas: os coordenadores do curso de Direito da Fabe: os mestres Paulo Antonio Rufino de Andrade e Alessandro Pereira de Azevedo, e o diretor da Escola Mário Covas, Pedro da Silva Pontes Neto.

Acompanhe o resumo da sessão dessa terça-feira, dia 21:

Moções:

Moção de Parabenização ao trabalho dos coordenadores do curso de Direito da Fabe (Faculdades Bertioga). Autoria: vereador Luis Henrique Capellini e Valéria Bento. “A Faculdades Bertioga conquistou importante pontuação na avaliação do MEC este ano. A unidade atingiu a pontuação quatro, a maior até então entre todas as instituições de ensino superior da Baixada Santista. Tudo isso se deve ao trabalho persistente e de qualidade de todo o corpo docente que atua na Fabe. Nesta Moção de Parabenização cito os coordenadores do curso de Direito: Alessandro Pereira de Azevedo e Paulo Antonio Rufino de Andrade. Ambos estão há vários anos na instituição”.

Moção de Parabenização a Prefeitura Municipal de Bertioga e aos colaboradores pela organização dos eventos realizados em virtude da comemoração do 22º aniversário de emancipação de Bertioga. Autoria: vereador José Feliciano Irmão. “Esse vereador parabeniza todas as pessoas que direta ou indiretamente participaram da organização, segurança e realização das atividades relacionadas ao evento”.

 

Requerimentos:

Requer cópia de inteiro teor do processo PMB nº 7165/2001. Autoria: vereadora Valéria Bento. A parlamentar fez requerimento nessa sessão (dia 21) pedindo cópia à prefeitura do processo que se refere ao projeto construtivo plurihabitacional em andamento na avenida Anchieta, quase na esquina com a avenida 19 de Maio. A preocupação da vereadora Valéria Bento é quanto à adequação da obra as legislações ambientais.

 

Indicações:

José Feliciano Irmão:

O vereador José Feliciano tem mostrado constante preocupação em seus trabalhos com as questões de manutenção urbana. Esta semana, ele apresentou indicação para que a prefeitura providencie a manutenção nos passeios públicos e, ainda, a garantia de acessibilidade para as pessoas portadoras de necessidades especiais.

 

Luis Carlos Pacífico Júnior:

Para reduzir o sofrimento de familiares que tem pessoas internadas e muitas em situações delicadas no Hospital Bertioga, e que ficam por períodos sem informações atualizadas sobre a situação dos parentes, o vereador Pacífico quer mudar o procedimento hospitalar. O parlamentar fez indicação na sessão desta terça, dia 21, para que o Hospital forneça diariamente um boletim informativo, assinado pelo médico, sobre a situação dos pacientes internados.

De acordo com o vereador, é fundamental que a família conheça a situação de seus parentes internados. Para ele, esta é uma questão de humanização do atendimento.

Outras indicações do vereador são referentes a serviços de manutenção urbana: sinalização e iluminação na avenida Anchieta no trecho entre o bairro Jardim Ana Paula e a rua Pastor Djalma da Silva Coimbra; reforma da piscina da escola Delphino Stockler de Lima e reforma do telhado da Emeif Vista Linda.

 

Edvaldo Alecrim Silva:

O vereador Alecrim voltou a solicitar nesta terça-feira, dia 21, à Sabesp o término da instalação da Estação de Tratamento, em Vicente de Carvalho II. Por causa dessa ausência do equipamento público, há refluxo de águas nos bueiros da localidade. De acordo com o parlamentar, isso tem onerado os cofres públicos, já que a prefeitura precisa pagar e enviar caminhões para a sucção dessa água excedente.

Além desse serviço, o vereador Alecrim também fez indicação para que o Executivo providencie a instalação de redutores de velocidade (lombada), na altura do nº 88, na rua Projetada 1B, também em Vicente de Carvalho II.

 

Luis Henrique Capellini:

O vereador e presidente da Câmara fez indicação na sessão desta terça-feira, dia 21, cobrando da prefeitura e da Secretaria de Educação medidas emergenciais para a colocação de bebedouro, com filtro, na escola Dino Bueno e regularização da escala das professoras.

A escola está sem bebedouro desde o início do ano e as crianças precisam tomar água nos lavatórios instalados nas saídas dos banheiros, o que pode comprometer a saúde dos alunos.

Além dessa situação prejudicial à saúde das crianças, muitas se encontram na faixa etária dos sete anos e precisam de continuidade no planejamento pedagógico. Fato que não tem acontecido, segundo muitas mães. Elas relataram que por períodos longos, as salas de aula ficam com professoras substitutas. O vereador Capellini quer medidas para sanar essas questões.

 

Elizabeth Dotti Consolo:

A vereadora Beth Consolo fez trabalho essa semana, para que conste no Calendário Municipal o Dia Mundial da Fibromialgia, no dia 12 de maio. De acordo com a parlamentar a doença é considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas, como dor contínua, fadiga, indisposição e fraqueza. Ela atinge 2,5% dos brasileiros.

A parlamentar também apresentou trabalho por conta das condições precárias do espaço municipal – Prodesan, por conta da falta adequada de manutenção. Ela citou o comprometimento estrutural da sede, telhados e vigas danificados, banheiros em condições impróprias de uso e pisos destruídos. A vereadora Beth Consolo quer a reforma urgente do local.

 

Antonio Rodrigues Filho:

O vereador Toninho Rodrigues quer a vinda do PrevMóvel para Bertioga, a unidade itinerante do INSS que tem por objetivo facilitar o atendimento das pessoas que precisam da Previdência Social. Para isso, ele fez indicação na sessão dessa terça, dia 21, solicitando ao Executivo que faça gestão junto ao órgão responsável por esse serviço, para que disponibilize a unidade móvel do INSS na cidade.

De acordo com o parlamentar, o veículo é adaptado e equipado com os mesmos sistemas operacionais utilizados nas agências, levando no mínimo dois servidores, o PrevMóvel oferece à comunidade atendida todos os serviços prestados em uma agência convencional.

O parlamentar também quer medidas da prefeitura para informar a comunidade sobre a importância da Campanha do Agasalho, que, todos os anos, ajuda milhares de pessoas que sofrem com as baixas temperaturas do inverno.

O vereador ainda apresentou outros trabalhos para melhorias urbanas: construção de muro na creche em Boracéia; serviços no bairro Jardim Veleiros; manutenção nas ruas do Parque Estoril; serviços no bairro do Maitinga e do Indaiá.

 

Alfonso Dari Weiland

O vereador Alemão quer a colocação de guard rail na rua Dr. Lincoln Bolívar Neves, na Chácaras Vista Linda, para maior segurança dos usuários da referida via. Ele também pediu a iluminação da ponte que há no local, já que a rua, nas condições em que se encontra, oferece risco a motoristas, ciclistas e pedestres.

O parlamentar ainda fez algumas indicações para serviços urgentes de manutenção urbana: colocação de lombadas na avenida Eduardo Correa da Costa Junior; troca de tubos da rua A com a avenida Marginal no Jardim Ana Paula, colocação de uma caçamba no final da Estrada 1, na Chácaras Vista Linda e reforma do guard rail na ponte da rua João Ramalho.

 

Projetos de Leis votados:

PL 015/2013 – “Denomina-se a Rua Marconi a atual Rua 14 (Quatorze) no bairro Vila Itapanhaú e dá outras providências”, de autoria do vereador Antonio Rodrigues Filho, e aprovado em 2ª discussão.

PL 020/2013 – “Denomina-se como Avenida José Luiz Jardim do Nascimento a antiga Avenida B no bairro Jardim Albatroz e dá outras providências”, de autoria do vereador Edvaldo Alecrim Silva, e aprovado em 2ª discussão.

Pedido de Tramitação em Regime de Urgência Especial – PL 027/2013 que “Autoriza o Poder Executivo a contratar financiamento com a Caixa Econômica Federal, a oferecer garantias e dá outras providências”, de autoria do prefeito, aprovado.