Vereadores e comunidade debatem problemas do Nace e Equoterapia

por imprensa — publicado 12/08/2013 14h13, última modificação 08/12/2015 09h15
A Câmara Municipal de Bertioga realizou no último dia 29, audiência pública para discutir os serviços do Nace e da Equoterapia. O encontro ocorrido na sede do Nace, na Vista Linda, reuniu dezenas de pessoas interessadas no assunto. Muitas mães e pais puderam expor suas reclamações e dúvidas aos membros do Legislativo e Executivo.

Entre as questões levantadas está a precariedade da infraestrutura do prédio do Nace e da sede da Equoterapia e a falta de profissionais para atender a demanda.

“As mães foram procurar a Câmara Municipal e propusemos essa ferramenta que é a audiência pública, com o objetivo de conhecer toda a problemática que envolve a educação das crianças, o abrigo e os cuidados. Entre as questões estão as dificuldades, a falta de recursos, a questão das instalações. Mas o mais importante é a gente poder olhar daqui para a frente e construir uma solução que atenda melhor as crianças especiais de Bertioga”, afirmou o vereador Ivan de Carvalho, que propôs a realização do encontro.

Também esteve no Nace, o presidente da Câmara, Luis Henrique Capellini, e os vereadores Toninho Rodrigues, Valéria Bento, Pacífico, Alecrim e Feliciano. O Poder Executivo esteve representado pelos secretários de Saúde, Manoel Prieto Alvarez, de Ação Social e Desenvolvimento, Dinarte Vasques Sevilhano, o de Habitação e Planejamento, José Marcelo Ferreira Marques e a secretária de Educação, Antonia Malafatti.

O secretário de Planejamento, Marques, explicou que serão investidos R$ 357 mil no Nace, sendo R$ 300 mil de emenda parlamentar (do deputado Bruno Covas) e R$ 57 mil de contrapartida da prefeitura.

Entre os serviços previstos para serem realizados está adequação dos banheiros e construção de dois novos; reforma total da cozinha com a troca do telhado, intervenção da calha central, colocação de toldo em PVC, com isolamento em manta de vidro; acessibilidade para a Oficina de Papel, criação de uma sala de psicologia com área coberta e execução de calçada externa.

Quanto ao número de professores e profissionais disponíveis para o Nace, os representantes do Poder Executivo se comprometeram a estudar novas contratações.