Aldo Ennos de Moraes é relembrado em sua história por Bertioga

por imprensa — publicado 14/12/2018 06h00, última modificação 14/12/2018 23h51 expirado
Os vereadores apresentaram na sessão dessa terça, dia 21, moção de pesar pelo falecimento do emancipacionista Aldo Ennos de Moraes, no último dia 15, aos 86 anos de idade. Acompanhe o resumo da sessão e a Ordem do Dia:

Moções

- Moção de Pesar pelo falecimento do senhor Aldo Ennos de Moraes. Autoria: todos os vereadores. “Aldo foi um daqueles grandes homens que fazem a diferença no meio e na cidade no qual vivem. Ele participou do primeiro movimento pro-emancipação de Bertioga, acompanhou as mudanças de distrito para cidade e participou ativamente da vida do município. Pessoa íntegra e de opinião irá inspirar certamente está e as futuras gerações”.

- Moção de parabenização ao Dia do Professor. Autoria: vereadora Valéria Bento. “Não é demais lembrarmos que os professores são abnegados profissionais por vocação que, com competência e desprendimento, ensinam e educam. São seres que tem como principal virtude a temperança e a sabedoria de compreender que o processo de aprendizagem é gradual e progressivo. Educar é um ato de amor que deve ser individualmente ministrado, ainda que a sociedade de massa insista em padronizar e criar sistemas de distribuição enlatada do conhecimento”.

- Moção de Apoio ao Mês da Consciência da Síndrome de Down. Autoria: vereador Toninho Rodrigues. “Crianças com síndrome de Down precisam ser estimuladas desde o nascimento, para que sejam capazes de vencer as limitações que essa doença genética lhes impõe. Como tem necessidades específicas de saúde e aprendizagem, exigem assistência profissional multidisciplinar e atenção permanente dos pais. O objetivo deve ser sempre habilitá-las para o convívio e a participação social”.

Indicações:

Valéria Bento

A vereadora apresentou indicação na sessão desta terça, dia 21, pedindo estudos da Secretaria de Planejamento Urbano para viabilizar a implantação de estacionamentos ao longo da avenida Anchieta, no trecho compreendido entre a rua Osvaldo Cruz e a avenida 19 de Maio.

Edvaldo Alecrim Silva

Por conta da reclamação de usuários da ciclovia que liga o bairro Albatroz a Vicente de Carvalho II, o vereador solicitou da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos a realização de roçada de mato nas margens da ciclovia, que atende também aos moradores do Parque Estoril. Ele ainda sugeriu a instalação de bancos na nova orla do Canal de Bertioga.

Antônio Rodrigues Filho

O vereador falou na sessão dessa semana das ações necessárias para preparar a cidade para a temporada. De acordo com ele, nos dois últimos finais de semana, a cidade esteve cheia e as praias lotadas. Por isso, ele acredita ser essencial que algumas ações voltadas para a temporada de Verão sejam antecipadas, a fim de permitir uma melhor estruturação da cidade e diminuição dos impactos sofridos pela população.

Para isso, sugeriu que o prefeito promova reunião com seu secretariado com o intuito de planejar ações em todas as áreas, principalmente no que diz respeito a limpeza das praias, instalação de lixeiras e coleta de lixo, ordenamento de trânsito e estacionamentos, entrada de ônibus, policiamento, guarda-vidas, e outras questões que necessitam de atenção especial com o aumento da população flutuante.

Outro requerimento do vereador pede a instalação de ponte de travessia de pedestre entre as duas pistas da avenida Anchieta, no bairro Indaiá, no trecho junto à rua Valdemar Costa Filho. Além disso, ele pediu medidas da prefeitura para que sejam instaladas paradas escolares, com equipamento de proteção contra o sol e chuva, para as crianças que aguardam pelo transporte escolar.

A reforma do prédio do Nace também foi motivo de indicação do vereador, que pede manutenção e adequações na sede, localizada na região central da cidade.

Márcia Regina Braz Lia

Pedidos de moradores motivaram o trabalho da vereadora esta semana. Ela quer a pavimentação da rua Renato Faustino de Oliveira, no bairro Jardim das Canções. A indicação tem coautoria dos vereadores Pacífico e Alemão.

Luiz Carlos Pacífico Júnior

Para atender as pessoas portadoras de deficiências físicas que querem praticar atividades físicas e esportivas, o vereador pediu estudo à prefeitura para implantação de modalidades esportivas adaptadas e espaço destinado a essas práticas.

O vereador também apresentou indicação para que a Vigilância Epidemiológica faça vistoria na área do Pátio do DER. A suspeita é que o local esteja em condições de facilitar a proliferação do mosquito da dengue.

Elisabeth Dotti Consolo

Para evitar a demora na retirada de medicamentos que são direito dos pacientes moradores da cidade, a vereadora quer que a prefeitura tome medidas cabíveis para que qualquer cidadão possa retirar medicamentos na Farmácia Municipal, independente da procedência da receita.

Ela explicou ainda que caso o paciente passe em consulta em clínicas particulares, outros hospitais, em municípios vizinhos, ele se vê obrigado a passar em consulta no Hospital de Bertioga ou nos ambulatórios. No Hospital, os médicos se recusam a trocar a receita, porque eles somente atendem os casos de emergências, e nos ambulatórios, as consultas são agendadas para 30 a 60 dias.

Alfonso Dari Weiland – Alemão

Essa semana, o vereador pediu medidas da Secretaria de Serviços Urbanos para que seja feita limpeza de vala na rua Luiz Pereira de Campos e também nivelamento da referida via. Ainda para melhorias urbanas, ele solicitou a instalação de bancos e lixeiras na avenida Vicente de Carvalho, no Centro.

Para o setor de Educação, o vereador quer a viabilização da construção de creche para atender a demanda por vagas no bairro Jardim das Canções.

Luís Henrique Capellini

Espaço comum em outras cidades do mundo, a Praça dos Cães foi implantada no município de Santos há quase dois anos e já rivaliza com os jardins da praia como 'point' de encontro de animais de estimação e seus respectivos donos. A praça esta localizada num local bastante movimentado na cidade, em frente ao Sesc, na Aparecida. Tem 2 mil m² de área arborizada e é cercada, para a cachorrada correr livremente, brincar e cheirar a vontade.

O presidente do Legislativo quer que Bertioga receba esse tipo de iniciativa, que pode ser implantada numa praça a escolha da prefeitura ou no Parque dos Tupiniquins.

Ele ainda apresentou indicação para que a prefeitura adote medidas para ampliar o número de vagas de creche para o bairro Boraceia, no qual há grande carência por esse tipo de serviço público.

Ordem do Dia

1.     Projeto de Lei 003/2014 – “Cria o Conselho Municipal de Cultura da Paz -Compaz e dá outras providências”. Autoria: prefeito José Mauro Dedemo Orlandini. Aprovado em 2ª discussão.

2.     Projeto de Lei 030/2014 – “Denomina como Carlos MitsuruHorikawa a antiga rua 09 do bairro Maitinga e dá outras providências”. Autoria: vereador Luiz Carlos Pacífico Júnior. Aprovado em 2ª discussão.

3.     Projeto de Lei 002/2014 – “Dispõe sobre a criação do Conselho de Segurança Pública – Consegur, e dá outras providências”. Autoria: prefeito José Mauro Dedemo Orlandini. Aprovado em 1ª discussão.

4.     Projeto de Lei 071/2014 – “Dispõe sobre as parcerias públicos privadas e dá outras providências”. Autoria: prefeito José Mauro Dedemo Orlandini. Aprovado em 1ª discussão.

5.     Pedido de Tramitação em Regime de Urgência Especial – Projeto de Lei 074/2014 – “Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 5.339.501,30 (cinco milhões, trezentos e trinta e nove mil, quinhentos e um reais e trinta centavos)”. Autoria: prefeito José Mauro Dedemo Orlandini. Aprovado em 1ª discussão.

6.     Pedido de Tramitação em Regime de Urgência Especial – Projeto de Lei 075/2014 – “Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.909.740,94 (três milhões e novecentos e nove mil, setecentos e quarenta reais e noventa e quatro centavos)”. Autoria: prefeito José Mauro Dedemo Orlandini. Aprovado em 1ª discussão.

 

Para consulta completa dos trabalhos e outras informações acesse o site da Câmara:

 

 http://www.bertioga.sp.leg.br/trabalhos-vereadores/trabalhos-dos-vereadores

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bertioga - 22/10/2014