Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Notícias / Semana da Cultura Caiçara pode estar no Calendário Oficial do Município

Semana da Cultura Caiçara pode estar no Calendário Oficial do Município

Com a intenção de resgatar a identidade ancestral de Bertioga e celebrar a contemporaneidade caiçara, o vereador Toninho Rodrigues apresentou indicação na sessão desta terça, dia 1º de abril, para que seja introduzido no Calendário Oficial do Município a Semana da Cultura Caiçara.

“Muitas cidades litorâneas vêm desenvolvendo ações para manter vivas essas tradições. Cidades como Ilhabela, Paraty, Caraguatatuba, Ubatuba, Peruíbe e Cananéia ainda realizam eventos voltados às manifestações tipicamente caiçaras, como a Congada, o Fandango, a Folia de Reis e outras. Em Santos, a Semana da Cultura Caiçara foi comemorada pela primeira vez este ano, com enorme sucesso de público e participantes”, afirmou o vereador.

Ele ainda destacou a importância de Bertioga no cenário histórico do Brasil, já que a cidade foi um dos primeiros pontos de povoamento do país. “Aqui, a cultura caiçara estabeleceu-se, criando raízes e tradições. No entanto, com o tempo, todo esse rico repertório cultural foi sendo deixado para trás”.

A indicação para que a prefeitura envie para a Câmara um projeto de lei para estabelecer a Semana da Cultura Caiçara teve coautoria dos vereadores Alemão e Valeria Bento.

“Para que nossa identidade não seja totalmente perdida, fazem-se necessárias ações no sentido de fortalecer nossas raízes e toda a riqueza cultural existente em nossas tradições”, ressaltou Toninho Rodrigues.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bertioga - dia 04 de abril de 2014