Câmara de Bertioga retoma seus trabalhos na terça, dia 06

por imprensa — publicado 12/08/2013 15h02, última modificação 08/12/2015 09h12
A Câmara Municipal de Bertioga realizou a primeira sessão ordinária do 2º semestre do ano na última terça-feira, dia 06. Foram apresentados diversos trabalhos, na área da Saúde, Educação, Esporte, Segurança Pública e Serviços Urbanos. Acompanhe o resumo da sessão:

 

Requerimentos:

- Requerimento - Convocação do secretário de Segurança Pública Municipal. Autoria: vereadores Ivan de Carvalho e Luís Henrique Capellini. O objetivo dos parlamentares é obter informações sobre o Plano Municipal de Segurança Pública.

- Requerimento para obter o Anexo da Lei Complementar 004/2001, referente ao mapa da cidade que aponta as áreas de Zeis (Zona de Especial Interesse Social). De autoria dos vereadores: Edvaldo Alecrim Silva e Luis Henrique Capellini.

 

Moções:

- Moção de Parabenização aos esportistas do Tênis de Mesa de Bertioga. Autoria: vereador Luis Carlos Pacífico Júnior. “Recentemente, os representantes do Tênis de Mesa de Bertioga conquistaram importante título para a cidade, nos Jogos Regionais, realizado em Barueri, e garantindo a participação do município nos Jogos Abertos do Interior, que ocorrera no mês de outubro, na cidade de Mogi das Cruzes”.

- Moção de Parabenização aos atletas do Karatê de Bertioga. Autoria: vereador Luis Carlos Pacífico Júnior. “Os alunos e membros da Escolinha de Karatê de Bertioga foram o grande destaque do Campeonato Brasileiro da modalidade, que aconteceu em julho, em Carandaí, Minas Gerais. Eles foram os campeões na Geral e ainda levaram o premio de equipe mais organizada”.

 

Indicações:

Alfonso Dari Weiland:

O vereador apresentou indicação cobrando da Secretaria Municipal de Planejamento e Habitação medidas para o acompanhamento e cobrança da execução das obras de saneamento básico em áreas consideradas Zeis (Zona de Especial Interesse Social) no município. Em seu trabalho, o parlamentar citou os bairros Vista Linda, Jardim Ana Paula e Sítio São João.

Outra solicitação do vereador é para a realização de nivelamento na avenida 19 de Maio, no trecho entre a avenida Anchieta e a Tomé de Souza, no Parque Estoril. De acordo com ele, a via não é asfaltada neste local e apresenta problemas para o acesso de veículos e moradores.

 

Elizabeth Dotti Consolo:

A vereadora apresentou trabalho na sessão desta terça, dia 06, para que seja incluído no Calendário Oficial do Município, o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, em 08 de agosto. De acordo com ela, o colesterol possui funções vitais e estratégicas no organismo, como servir de matéria prima para a produção de ácido biliar, mas o seu mau consumo pode ser gravemente prejudicial ao coração. O colesterol em excesso é depositado pelo organismo na parede dos vasos sanguíneos e é oxidado.

Ainda priorizando a Saúde e a prevenção a doenças, a parlamentar fez indicação pedindo a inclusão no Calendário Municipal do Dia Mundial do Coração, em 25 de setembro.

 

José Feliciano Irmão:

Por conta da reclamação de moradores das quadras T, V e Z, do loteamento Costa do Sol, em Guaratuba, o vereador fez indicação para que sejam realizados serviços de manutenção urbana na localidade, com nivelamento de ruas e roçada de mato. Além disso, o parlamentar requereu a complementação das obras de urbanização na rua Antonio Rodrigues de Almeida, na Vila Itapanhaú.

 

Antonio Rodrigues Filho:

Solicitação de melhorias em iluminação pública para o bairro de Boraceia foram dois trabalhos apresentados pelo vereador. Ele quer que sejam colocador “braços” em postes de energia elétrica na rua Professor Geraldo Rodrigues Montemor e instalação de luminárias na rua Lourdes Fernandes Guedes.

O parlamentar também fez indicação para que seja construído um muro na creche de Boraceia, já que o local está ao lado de um campo de futebol e aconteceram por diversas vezes da bola atingir a unidade escolar, com risco de acertar uma criança ou funcionário.

O vereador ainda apresentou trabalho destacando os esforços dos atletas do pedestrianismo de Bertioga e pediu a construção de uma pista de atletismo no Ginásio Municipal de Esportes ou em outro local adequado, que possa atender as necessidades dos esportistas da cidade.

 

Além disso, ele pediu a realização de manutenção no Cemitério Municipal, incluindo corte de mato, limpeza regular das ruas internas e do calçamento externo e ainda dos banheiros e da sala de velório.

 

Valéria Bento:

A vereadora fez indicação por conta de um imóvel particular que aparentemente descumpre o Código de Obras e as Leis de Posturas Municipais. De acordo com ela, está ocorrendo depósito de aterro e, por esse motivo, a parlamentar quer a fiscalização da referida propriedade, localizada na rua Orestes Columbari.

 

Luiz Carlos Pacífico Júnior:

O vereador apresentou indicação solicitando a instalação de caçambas de lixo no bairro Jardim Veleiros. De acordo com o parlamentar, moradores reclamaram que o lixo fica exposto às chuvas e é constantemente aberto por animais e fica espalhado pelas ruas.

A instalação de um estacionamento 45º em frente a Emeif Vista Linda foi outro pedido feito pelo vereador. O local, segundo ele, já está recebendo obras de urbanização e o estacionamento aumentará o número de vagas e irá melhorar a fluidez no trânsito. O parlamentar também pediu a troca do portão de entrada e saída da Emeif Vista Linda para a Rua Jorge Abdala.

Já para a área do Esporte, o vereador quer a implantação da Carteirinha do Atleta com todas as informações, inclusive a Avaliação Médica, para permitir a liberação dos esportistas à disputa de eventuais campeonatos. Essa indicação foi feita em parceria com a vereadora Beth Consolo.

 

Edvaldo Alecrim Silva:

O vereador quer a realização de serviços de manutenção urbana em Vicente de Carvalho II, para isso, ele solicitou a ação de um mutirão de limpeza e manutenção a cada 15 dias na localidade. Ainda para o bairro, ele pediu a instalação de uma praça temática, voltada à educação no trânsito de jovens e crianças.