Educação e Transporte Público recebem críticas dos vereadores

por imprensa — publicado 15/09/2014 11h04, última modificação 08/12/2015 09h12
A maioria dos vereadores apresentaram na sessão desta terça, dia 09, trabalhos voltados à Secretaria Municipal de Educação e a questão do transporte público. Mesmo aqueles que não fizeram indicações sobre esses temas, apresentaram suas críticas e reclamações sobre as condições de infraestrutura das escolas, segurança e a questão pedagógica foi abordada por todos, assim como o itinerário e cronograma das linhas municipais de ônibus. Acompanhe o resumo dos trabalhos da semana:

 Moções:

- Moção de Parabenização a Guarda Civil Municipal. Autoria: Márcia Regina Braz Lia. “A missão da Guarda Civil Municipal é de proteger com dignidade, força, dedicação e respeito por nossa cidade. O dia 03 de setembro é reservado como uma data para homenagear aquele profissional que está ligado a questão da segurança das pessoas e do patrimônio público. Trata-se do Dia do Guarda Civil”.

- Moção de Parabenização pela passagem do Dia do Veterinário. Autoria: Edvaldo Alecrim Silva e Luís Henrique Capellini. “O dia 09 de setembro marca o Dia do Veterinário. O médico dos animais. Em 1933, o então presidente Getúlio Vargas criou uma normatização para a atuação do médico veterinário e para o ensino dessa profissão. Em reconhecimento, a data passou a valer como o Dia do Veterinário. Mas escolas de veterinária já existiam no Brasil, desde 1910”.

Requerimento:

- Pedido de informações sobre os membros da direção da escola Emeif Delphino Stockler de Lima. Autoria: Luís Henrique Capellini, Edvaldo Alecrim Silva, Elisabeth Dotti Consolo, Alfonso Dari Weiland e Valéria Bento. “Para verificar o atendimento da exigência legal estabelecida pela Lei Municipal Complementar 93 de 2012, para os cargos de assistente de Direção de Escola e Diretor de Escola na unidade de ensino Emeif Delphino Stockler de Lima, localizada no bairro Vila Itapanhaú, requeiro informações sobre a formação dos atuais ocupantes desses cargos nesta unidade escolar”.

Indicações:

Valéria Bento

A vereadora apresentou indicação na sessão dessa terça, dia 09, com solicitação ao Executivo municipal por meio da Secretaria de Cidadania e Segurança, adequação nos horários dos ônibus da Viação Bertioga. A intenção é atender aos estudantes que universitários e técnicos do período noturno que estão sofrendo com a alteração nos horários da linha de ônibus circular nº 04, que atende o bairro do Indaiá.

Ainda para a melhoria na questão do transporte urbano, a vereadora quer que o Executivo Municipal tome providências para o remanejamento das linhas de transporte coletivo visando o acesso a nova UBS Central.

Alfonso Dari Weiland

O Esporte ou atividade física conhecida como Slackline - fita elástica esticada entre dois pontos fixos, que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima - tem sido praticado por jovens e adolescentes de nosso município. Para que a atividade conte com espaço adequado para a sua realização, o vereador requereu da prefeitura medidas para viabilizar área, que pode ser no entorno da Praça de Skate, no centro, para esse esporte que ganha novos adeptos todos os dias.

Outro trabalho do edil pede destinação de espaço adequado para o descarte de materiais eletrônicos em nosso município. Essa é uma necessidade tanto dos moradores quanto das empresas e comércios locais. Ele também requereu a instalação de um radar na avenida Anchieta, no bairro Jardim Ana Paula.

Elisabeth Dotti Consolo

A vereadora pediu a realização de campanha de conscientização e valorização à vida, tendo em vista que a data 10 de setembro marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.  Ela ainda ressaltou em sua indicação que, atualmente, apenas 28 paises possuem estratégias de combate ao suicídio, de acordo com o relatório da OMS. “Sem a menor sombra de dúvida, as campanhas de informação e conscientização são as armas mais poderosas para combater esse mal mundial”.

Antônio Rodrigues Filho

Essa semana, o vereador realizou duas indicações com pedidos para serviços urbanos no município e a mudança no nome da UBS Indaiá. Para esta última, ele quer que o Executivo adote a nomenclatura UBS Antônio Ermírio de Moraes, em homenagem ao empresário de expressão nacional, com história com a cidade de Bertioga, e falecido recentemente.

Ele ainda solicitou da Secretaria de Serviços Urbanos a limpeza de córrego no bairro Caiubura, para evitar os alagamentos que ocorrem em períodos de chuvas e, ainda, manutenção e melhorias no sistema de esgoto do conjunto habitacional Nedda I e II, no Indaiá.

José Feliciano Irmão

Após visita na unidade de ensino do bairro Boraceia o vereador ficou bastante indignado com as condições da escola. Em seu trabalho dessa semana, ele pede melhorias e adequações na área da cozinha, que está com a pia apoiada em pedaços de madeira de forma improvisada, com a cuba de metal solta em risco de provocar acidentes com funcionários do setor.

Além disso, ele apontou os problemas enfrentados pelos pequenos estudantes para usar o banheiro, que não conta com vaso sanitário adequado aos pequenos e nenhuma infraestrutura nesse local adaptada para atender às crianças. O vereador pede medidas urgentes da Secretaria de Educação para sanar esses problemas.

Edvaldo Alecrim Silva

Para ampliar a oferta de cursos profissionalizantes oferecidos em Bertioga, o vereador sugeriu ao Senai a inclusão de novos cursos na grade da unidade de ensino técnico. Ele apresentou como referência os técnicos voltados à área náutica e de hotelaria.

Para o setor de serviços urbanos, o edil pediu reparos na tubulação das ruas Francisca Martins da Cunha, altura do número 194, com a rua João Luchetti, altura do número 73, em Vicente de Carvalho II, e limpeza, com retirado do lixo e entulho na avenida Lucas da Cruz Carvalho, no mesmo bairro.

Márcia Regina Braz Lia

A vereadora deu ênfase essa semana a trabalhos voltados às escolas do município. Os pedidos vão desde alteração na grade escolar até manutenção no entorno de uma unidade de ensino estadual.

Para atender aos alunos com necessidades especiais e que não podem participar das aulas de educação física, a vereadora apresentou indicação para que o Executivo providencie programa específico, com profissionais formados para esta finalidade, tanto em unidades de ensino municipais quanto nas privadas, para atender a esses jovens estudantes também neste quesito.

Outra solicitação da vereadora é quanto a Escola Estadual Armando Belegarde, que apresenta despejo de água limpa na entrada da unidade de ensino, formando enorme poça de água em frente ao principal portão de acesso à escola. O acúmulo da água também pode provocar riscos com questão a doença dengue.

Ainda no Belegarde, ela alerta para a lixeira embutida, de alvenaria, que teve sua grade arrancada. Este local não pode mais armazenar o lixo de forma segura e adequada para a coleta.

Ainda para levar informações sobre a importância do médico hebiatra (especialidade médica que atende adolescentes) aos estudantes, a vereadora pediu a realização de campanha informativa nas unidades de ensino, apresentando aos jovens esse médico que pode ser um amigo e aliado nas dúvidas e questões envolvendo a puberdade e a mudança do corpo infantil para o adulto.

Luís Henrique Capellini

Na sessão desta terça, dia 09, o vereador apresentou pedido à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos para a instalação de dezenas de caçambas no bairro Boraceia. A medida visa resolver o problema de acúmulo de lixo nas esquinas e ruas da localidade, principalmente nos períodos de final e início de semana e feriados. De acordo com ele, moradores reclamaram de alteração nos horários das linhas.

O vereador explicou que os usuários apontam que o intervalo de tempo entre o coletivo da mesma linha era de 40 minutos, agora, chega a ultrapassar o período de uma hora, deixando os usuários desesperados, já que muitos tem problemas para ir trabalhar, ou chegar no horário aos seus compromissos, além do tempo de espera que ficam na parada de ônibus, hoje, sem cobertura ou com cobertura precária.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bertioga - 12/09/2014