Saúde, Segurança e Educação são temas de trabalhos dos vereadores

por imprensa — publicado 13/06/2014 17h07, última modificação 08/12/2015 09h14
Na 18ª sessão ordinária do ano, ocorrida nesta terça, dia 10 de junho, os temas mais evidentes nos trabalhos dos vereadores foram: Saúde, Segurança Pública e Educação. Além disso, na Ordem do Dia, foram aprovados três projetos de lei em 2ª discussão. Acompanhe o resumo:

Requerimentos:

 A vereadora Valéria Bento apresentou requerimento solicitando “expedição de ofício a Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo”. O pedido requer que o órgão envie peças do inquérito policial que apura “eventual fraude à licitação envolvendo o prefeito José Mauro Dedemo Orlandini e a empresa Logic/Engenharia e Construção Ltda”.

 Moções:

 - Moção de pesar e reconhecimento póstuma. Autoria: vereadores Valéria Bento e Alecrim. “Investigador de Polícia Classe Especial, por muitos anos o único em Bertioga nesse nível, seu Gulmini era e sempre será único. Correto, parceiro, generoso, solidário, imperativo, inventivo, sonhador, realizador, enfim, eu poderia aqui esgotar todos os adjetivos qualificativos do bem e sempre estaria faltando um para fazer jus a sua personalidade impar”.

 - Moção de parabenização para Marli de Oliveira Santos. Autoria: Márcia Lia. Mãe de três filhos e casada com o senhor Expedito adotou Bertioga há 10 anos, é coordenadora da Associação Beneficente Nossa Senhora de Fátima de Bertioga e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social. Está sempre envolvida em projetos sociais.

 - Moção de Parabenização ao médico oftalmologista Lucas Holdack e sua equipe. Autoria: Antônio Rodrigues Filho. “Em Bertioga, a equipe médica especializada em oftalmologia realiza um trabalho sério e dedicado e por isso tem sido bastante elogiada pela população. Coordenados pelo jovem doutor Lucas Holdack, esses competentes profissionais realizam consultas de segunda a sexta, atendendo cerca de 60 pacientes por dia”.

 Indicações:

 Elizabeth Dotti Consolo

 A vereadora apresentou indicação nesta terça, dia 10, para que a Secretaria Municipal de Saúde providencie campanha informativa sobre os riscos da SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado). De acordo com ela, cerca de 30% da sociedade moderna sofre desse mal.

 Antônio Rodrigues Filho

 Segundo o vereador, por ser um bairro distante da região central, o Caiubura consequentemente acaba precisando de maior atenção do Poder Público quanto aos serviços de manutenção e melhorias urbanas de infraestrutura. Ele solicitou serviços simples também como nivelamento das ruas e roçada de mato.

 Outra indicação do edil pede gratuidade no transporte público municipal para idosos entre os 60 e 65 anos de idade. Ele destacou que essa medida já é adotada por muitas cidades brasileiras, por isso, ele pede que o Executivo envie projeto de lei para a Câmara para legislar sobre esse tema.

 Alfonso Dari Weiland – Alemão

 Para permitir que as novas tecnologias possam ser “amigas” da segurança pública também em Bertioga, o vereador requereu do Executivo medidas para a instalação de sistema de monitoramento por câmeras nos logradouros públicos da cidade, como medida preventiva de ocorrências criminosas e também de apoio na identificação de casos policiais.

 Além disso, ele quer a adoção do Programa Saúde na Escola, que é um projeto que permitirá a articulação do tema saúde e educação, visando melhor qualidade de vida para os educandos e suas famílias.

 José Feliciano Irmão

 Atendendo a pedidos de moradores da localidade Canto do Itaguá, o vereador pediu que seja providenciado a instalação de iluminação pública no ponto de ônibus localizado na rodovia Rio-Santos, na altura do Km 194,5. De acordo com o edil, essa medida visa melhorar a segurança para os usuários da parada de ônibus.

 Márcia Regina Braz Lia

Com objetivo de promover atendimento adequado às pessoas portadoras de necessidades especiais em tratamentos odontológicos que necessitem de anestesia geral por cirurgião-dentista ou exames preventivos, a vereadora requereu do Executivo projeto de lei que crie o ‘protocolo de tratamento odontológico’ semestral para pacientes com necessidades especiais.

 Luiz Carlos Pacífico Júnior

A criação de um canal de comunicação direta entre o Poder Executivo e os munícipes é o objetivo do vereador. Para isso, ele apresentou indicação para que seja criado a Ouvidoria Municipal. De acordo com ele, esse será um instrumento que contribuirá para fazer valer os direitos dos cidadãos e implementar o controle social sobre as ações do Governo Municipal.

 Luís Henrique Capellini

 Segundo o vereador, a prefeitura fornece aos estudantes das unidades de ensino municipal o uniforme de verão e o de inverno para que todos possam comparecer as aulas com roupas padronizadas e de fácil identificação. No entanto, as crianças também precisam de calcados adequados para irem a escola. Para resolver essa deficiência, ele pediu a inclusão da doação dos calçados aos alunos, sendo dois pares para cada estudante.

 Edvaldo Alecrim Silva

O uso e até mesmo a falta de manutenção constante tem provocado estragos nos equipamentos de ginásticas instalados no trecho reurbanizado da orla da praia da Enseada. Para resolver esses casos de aparelhos com problemas, o vereador solicitou a devida manutenção no local.

 Outra solicitação do vereador é para que a Diretoria de Trânsito providencie  sinalização no trecho da Praça Vicente Molinari. Ele afirmou que os motoristas estão estacionando os veículos de forma inadequada na área.

 Valéria Bento

Preocupada com as diversas reclamações que recebe em seu gabinete por causa das “péssimas” condições do atendimento nos diversos setores de Saúde do Município, a vereadora apresentou indicação cobrando do Executivo atenção quanto aos serviços prestados nesta área, principalmente que coloque a Farmácia Municipal funcionando nos períodos de final de semana e feriados, para atender à população todos os dias.

 Ela também pediu atenção do Executivo quanto à realização da tradicional Festa Junina no bairro do Mangue Seco. Além disso, a vereadora, juntamente com os pares Pacífico, Márcia Lia e Alecrim, solicitou da prefeitura medidas para que o EJA tenha todas as séries do ensino fundamental nas unidades de ensino que já oferecem essas aulas para as séries que são de competência do município. Eles querem que seja feita parceria com a Regional de Ensino e essa questão seja intermediada e resolvida.

 Ordem do dia

 - Projeto de Lei Ordinária nº 050/2013 – “Estabelece a política municipal do livro, sua difusão, estímulo à leitura e às bibliotecas públicas”. Autoria: vereador Antônio Rodrigues Filho. Aprovado em 2ª discussão.

 - Projeto de Lei Ordinária nº 062/2013 – “Institui-se e estabelece a obrigatoriedade de profissional capacitado da língua brasileira de sinais – Libras – em repartições públicas e hospitais e dá outras providências”. Autoria: vereador Luiz Carlos Pacífico Júnior. Aprovado em 2ª discussão.

 - Projeto de Lei Ordinária nº 068/2013 – “Programa de Integração Comunitária (PIC) visando à promoção da saúde individual”. Autoria: vereadora Márcia Regina Braz Lia.

 

 Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bertioga - 13/06/2014