Vereadores cobram ações para o Turismo e a Segurança Pública

por imprensa — publicado 11/04/2014 14h49, última modificação 08/12/2015 09h15
Entre os trabalhos apresentados na sessão desta terça, dia 08 de abril, os temas turismo e segurança pública foram alvos de moções de parabenização e algumas indicações. Confira o resumo da semana:

Moções:

- Moção de Parabenização ao Santos e Região Convention e Visitors Bureau. Autoria: vereador Toninho Rodrigues. “Criada em 08 de abril de 2002, o Santos e Região Convention e Visitors Bureau é uma entidade associativa, sem fins lucrativos, formada a partir da união da iniciativa privada, poder público e entidades de classes. Tem sede na cidade de Santos, mas sua área de atuação abrange as nove cidades da Baixada Santista. Tem como principal objetivo o fomento econômico, por meio do turismo de negócios e de lazer”.

- Moção de Parabenização a Guarda Civil Municipal e inspetores de trânsito pelo acompanhamento na travessia da rodovia Rio-Santos no bairro Chácaras Vista Linda. Autoria: Luiz Carlos Pacífico Júnior e Edvaldo Alecrim Silva. “Diversos foram os reclamos aos mais variados órgãos públicos até porque, comumente, nossas crianças e seus familiares eram vitimas de atropelamento e tais acidentes na maioria das vezes fatais. Com a mobilização dos gestores públicos e designação de competentes servidores para o exercício destas ações preventivas, passamos a lidar com estatísticas novamente a nosso favor, desde a implantação deste acompanhamento e fiscalização”.

Indicações:

Valéria Bento

A vereadora cobrou do Executivo Municipal ações que promovam mais segurança à população. Entre as medidas apontadas por ela, está a instalação de câmeras e sistema de monitoramento. Ainda, ela aponta uma série de conceitos que englobam o termo Prevenção, como o desenvolvimento de políticas públicas que gerem trabalho e renda e justiça social. São coautores da indicação os vereadores Alecrim e Capellini.

Alfonso Dari Weiland

O vereador apresentou trabalho na sessão desta terça, dia 08 de abril, para que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos promova ações junto ao DER para elaboração de projeto que permita a construção da avenida Marginal no trecho da rodovia Rio-Santos que atende o bairro Jardim Ana Paula. Outra indicação do edil pede roçada de mato e limpeza e pintura de guias e sarjetas na rua Renata Pereira da Costa, no Jardim Rio da Praia.

Por conta do lixo que se acumula no entorno das paradas de ônibus, o vereador também solicitou da municipalidade a instalação de lixeiras nos pontos de ônibus.

Luiz Carlos Pacífico Júnior

O vereador apontou a utilização da ciclovia da avenida Anchieta, no bairro Jardim Ana Paula, no trecho em frente ao muro do Sesc, pelos pedestres. O fato tem causado transtornos às pessoas que precisam utilizar o local com suas bicicletas.

De acordo com o edil, o uso da ciclovia deixou de ser de exclusividade dos ciclistas, o que está causando certo transtorno. Por isso, ele quer medidas para que o Sesc providencie a construção da calçada na avenida Anchieta, no trecho onde está o muro da entidade. A medida permitirá que os transeuntes utilizem este lado da via e não invadam a ciclovia. A indicação tem coautoria dos vereadores Alemão e Márcia Lia.

Além disso, o vereador pediu que a prefeitura faça gestão junto à empresa responsável pela instalação dos postes de energia elétrica na avenida Anchieta. Segundo ele, o material utilizado para cobrir os “buracos” abertos para a colocação dos postes é inadequado e, com o tempo, acabam se formando buracos nessas áreas. Para resolver a questão ele quer a manutenção adequada onde o problema se apresenta.

Já para combater a dengue, que tem tido aumento no número de casos na cidade, ele apresentou indicação de projeto de lei com o programa Bertioga Limpa, que é uma série de medidas destinadas a acabar com a proliferação do mosquito transmissor da doença.

José Feliciano Irmão

O bairro de Guaratuba foi alvo das indicações do vereador esta semana, que pediu algumas melhorias urbanas para a localidade. Ele solicitou serviços de infraestrutura para as quadras T, V e Z e, ainda, pontos de iluminação pública na ZC do loteamento Costa do Sol.

Márcia Regina Braz Lia

Para proteger o meio ambiente contra danos da navegação, a vereadora sugeriu a realização de campanha e programa de conscientização, com instalação de placas informativas sobre o assoreamento das áreas de manguezais que a marola de embarcações causa nos rios e mangues de Bertioga.

Ela ainda apresentou indicação para que sejam criadas vagas rotativas em estacionamentos em frente às clinicas da cidade, destinadas aos idosos, portadores de necessidades especiais e gestantes. Além disso, a vereadora pediu estudos para implantação de sinalização e/ou mão única na rua Jorge Ferreira.

Na área da Educação, ela quer a disponibilização de um cuidador no estabelecimento de ensino para atender aos alunos portadores de necessidades especiais. 

Já para a Segurança Pública, a vereadora fez indicação para que seja instalado um posto da Guarda Civil Municipal em frente à pista de skate, no centro da cidade.

Edvaldo Alecrim Silva

O vereador solicitou medidas para a instalação de rampa de acesso na travessia da avenida Anchieta, no trecho em frente ao supermercado Krill, para a complementação do canteiro central construído no local. A indicação teve coautoria do vereador Pacífico.

Outro trabalho do edil pede o serviço de dragagem em áreas específicas do rio Itapanhaú. A intenção é melhorar o escoamento das águas fluviais nos locais onde as áreas urbanas dos bairros estão muito próximas do rio. A medida visa evitar o alagamento que geralmente chega a invadir as casas em alguns períodos do ano.

Ainda para a questão de serviços urbanos, o vereador requereu a realização de terraplanagem, limpeza e desobstrução das valas nas ruas do bairro Chácaras Itapanhaú.

Antônio Rodrigues Filho

O vereador apresentou indicação para a criação da Semana da Família, que incluirá atividades de promoção, proteção e apoio às famílias, com objetivo de apoiar e conscientizar os munícipes sobre a importância da família para que exerçam devidamente seu papel na sociedade.

Ele também requereu manutenção na avenida Lucas Carvalho, no Indaiá, e nas ruas do bairro Jardim Vista Linda. Ainda, a disponibilização de uma linha circular de ônibus que possa atender os moradores do bairro Citymar e do Indaiá.

O setor do turismo náutico também recebeu atenção essa semana do vereador. Ele sugeriu medidas e programas para o fortalecimento dessa atividade em Bertioga.

Luís Henrique Capellini

O vereador apresentou solicitação à Secretaria Municipal de Educação para que a mesma promova medidas junto à Diretoria Regional de Ensino para que a Escola Inácio Hora conte com todas as séries do EJA. De acordo com ele, hoje, a unidade conta apenas com as séries do município (1ª a 5ª), e precisa da complementação do ensino fundamental (até a 8ª série) e do ensino médio, ambos de competência do Estado.

 

 

 Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bertioga - 11 de abril de 2014