Pedido de Acesso à Informação - LAI

por Departamento de Tecnologia da Informação publicado 17/09/2025 10h46, última modificação 17/09/2025 10h46

Curitiba, 5 de setembro de 2025 À Câmara Municipal de BERTIOGA Prezados(as), Com base na Lei Federal nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação – LAI), venho solicitar as seguintes informações sobre o sistema eletrônico de Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) atualmente adotado por este Poder Legislativo: Por favor, enviar cópia do decreto, lei ou outro ato normativo que regulamenta a Lei de Acesso à Informação no município, no âmbito do Poder Legislativo, se houver. Qual é o sistema atualmente usado para o e-SIC (Serviço de Informação ao Cidadão)? a) Sistema próprio; b) Sistema contratado de terceiros; ou, c) Sistema Fala.BR (Governo Federal). Em que data o sistema atualmente em uso foi implementado? (informar no formato dd/mm/aaaa) Se o sistema atual foi contratado de terceiros: a) Qual o nome do sistema, empresa ou consórcio responsável? b) Qual foi o custo total da contratação (incluindo implantação, licenças, etc.)? c) Houve custo com a implementação? Se sim, qual valor? d) Há custos mensais com manutenção? Se sim, qual valor? e) Desde a adoção do sistema, houve atualização com custo adicional? Se sim, qual foi o valor? Antes do sistema atual, outro sistema foi utilizado para o e-SIC? Se sim, por favor, informar nome do sistema anterior; Quantos pedidos de acesso à informação foram recebidos pela Câmara no ano de 2024? Quantos servidores públicos atuam no atendimento da LAI, mesmo que de forma parcial ou não exclusiva? Em cumprimento ao artigo 11 da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, o acesso às informações requisitadas deve ser imediato. Não sendo possível o acesso imediato, a resposta, em conformidade com o referido artigo, deve ser expedida no prazo máximo de 20 (vinte) dias, contados do protocolo deste Requerimento junto a esta Câmara. Solicitamos que cada item seja respondido separadamente, indicando o número a que se refere. Para o recebimento da resposta, comunicamos o seguinte endereço eletrônico: lainosmunicipios@abraji.org.br. Em caso de dúvidas sobre este pedido, estou à disposição para esclarecimentos e posso ser contatada via WhatsApp pelo número (41) 99628-9133. Atenciosamente, Rafaela

: 05/09/2025 15h59
: Pedido de Acesso à Informação
: Acesso à Informação
: 20250905155909
: Resolvida

Respostas

1

: dti
: 10/09/2025 12h26
: Tramitando

A Lei Federal 12.527/2011 foi regulamentada no âmbito do Poder Legislativo através da Resolução 128/2019. Todas as normas municipais podem ser consultadas na transparência ativa do site oficial da Câmara Municipal de Bertioga: https://www.bertioga.sp.leg.br/ , Leis/Legislação Municipal https://www.bertioga.sp.leg.br/leis/leis . A norma em questão pode ser visualizada através do link: https://sapl.bertioga.sp.leg.br/[…]/res-0128-2019.pdf
Em outubro de 2019 a Câmara Municipal de Bertioga aderiu ao sistema da rede nacional de ouvidorias – RENOUV que contempla o serviço de informação ao cidadão E-Sic e o serviço e-Ouv (Fala.Br) do Governo Federal. O canal de comunicação com o cidadão está na transparência ativa do site oficial da Câmara Municipal de Bertioga: https://www.bertioga.sp.leg.br/ ; https://www.bertioga.sp.leg.br/ouvidoria
Sistema E-Sic: https://www.bertioga.sp.leg.br/ouvidoria/++add++Claim?
sistema E-Ouv: https://falabr.cgu.gov.br/web/home
Uma servidora pública foi designada para atuar no atendimento.
No ano de 2024 foram registrados 18 pedidos no sistema de acesso à informação(E-Sic); e no sistema E-Ouv (Fala.Br)foram registradas 35 demandas.

Arquivos anexados

Esta solicitação ainda não contém nenhum arquivo anexado.

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