Lojas maçônicas de Bertioga são homenageadas na Câmara

por imprensa — publicado 22/08/2013 10h11, última modificação 08/12/2015 09h13
Em comemoração ao dia do Maçom, marcado pela data 20 de março, os nove parlamentares da Casa de Leis fizeram homenagem as três lojas maçônicas da cidade: Barão de Ramalho, Cidade de Bertioga e Portal de Bertioga. A primeira, que comemorou este ano 25 anos de fundação, tem sede na Riviera de São Lourenço, as outras duas estão localizadas na região central do município.

 

Em sua Moção de Parabenização, os vereadores citaram o trabalho social realizado pelas lojas maçônicas, assim como a atuação de seus membros na história do município, como o movimento pró emancipacionista.

Moções:

- Moção de Parabenização as três lojas maçônicas de Bertioga, com destaque para os 25 anos da Barão de Ramalho

Autoria: todos os vereadores. “Nesta terça, dia 20, comemora-se o Dia do Maçom, data que faz parte do Calendário Oficial de Bertioga. Aproveito a oportunidade para parabenizar a atuação das três lojas maçônicas do nosso município: a Barão de Ramalho, a Cidade de Bertioga e a Portal de Bertioga”.

- Moção de Parabenização ao Projeto Clarck Atack

Autoria: vereador Luiz Carlos Pacífico Júnior. “O projeto desenvolve-se desde 2006 na Escola Estadual Armando Belegarde. Atenderam durante esses 7 (sete) anos, 260 crianças e adolescente, entre eles 26 portadores de necessidades especiais.

Iniciou-se modestamente em parceria com a escola Armando Belegarde que cedia a quadra poli esportiva, a fim de que os jovens pudessem desenvolver a técnica e colher melhores resultados nos jogos escolares que ocorriam na região metropolitana”.

- Moção de Parabenização a SBB (Sociedade Bíblica do Brasil)

Autoria: vereador Luiz Carlos Pacífico Júnior. “A SBB cedeu gratuitamente um grande espaço físico, alimentação, materiais didáticos e profissionais da área como: Psicólogo, Médico, Advogado, Assistente Social, Enfermeiro, que ministraram palestras sobre a nova legislação que rege as Comunidades Terapêuticas. Graças a este apoio fundamental da SBB, muitas Comunidades que trabalhavam na ilegalidade, puderam legalizar e trabalhar dentro da nova legislação e ainda foi-se criado o COMTER (Comunidade Terapêuticas em Rede), um movimento social, não formalizado, que possibilita a articulação estratégica entre pessoas, igrejas, indivíduos, ONG's e outros movimentos sociais”.

- Moção de apoio as Apaes. Autoria: Toninho Rodrigues. “Somos a favor da inclusão, porém ela não deve ser feita de maneira abrupta e obrigatória, até porque nem as escolas regulares, tampouco os professores da rede de ensino estão preparados para lidar com essa situação. Antes de pensar na transição desses estudantes para as classes regulares, é necessário que haja toda adaptação da rede, física, profissional e humanamente falando”.


Requerimentos:

- Requer informações sobre verba destinada a obras de saneamento para o bairro Maitinga, através do Deputado Estadual Luiz Carlos Gondim.

Autoria: vereador Alfonso Dari Weiland. Neste trabalho, o parlamentar pede informações por conta da não execução de obras de saneamento nos bairros do Maitinga, Jardim Rio da Praia, Ilha I e Ilha II, sendo que a obra foi financiada pela JBIC Japão.

 

Indicações:

José Feliciano Irmão:

O vereador fez indicação essa semana solicitando a realização de serviços urbanos nas ruas General Ozório e Dr. Rodrigues Alves, no bairro Jardim Paulista. De acordo com o parlamentar, esses locais carecem de recolhimento dos resíduos de vegetação e poda, que se acumulam nas ruas há vários dias.

Luis Henrique Capellini:

Após visita ao bairro Maitinga, por conta de pedido de moradores, o vereador fez indicação na sessão desta terça, dia 20, para que a Secretaria de Serviços Urbanos providencie a realização de manutenção urbana nas ruas do bairro, assim como do Jardim Rio da Praia, com nivelamento das vias e roçada de mato.

Luiz Carlos Pacífico Júnior:

O parlamentar fez trabalho para que a municipalidade viabilize a instalação de uma praça pública no bairro Jardim das Canções. De acordo com o vereador, esta é uma solicitação dos próprios moradores, que desejam ter esta área destinada ao convívio social e o lazer dos jovens e crianças. Ele ainda fez trabalho visando à manutenção, melhoria e adequação do Neim Rio da Praia.

Outra indicação do vereador foi de Projeto de Lei que “garante às pessoas idosas, maiores de 60 anos, gratuidade no serviço intermunicipal de transporte coletivo de passageiros de característica rodoviária convencional, no intermunicipal metropolitano e dos aglomerados urbanos”.

Antônio Rodrigues Filho:

Com bases no projeto social “Lavanderia Comunitária” instalada com sucesso em cidade vizinha, o vereador apresentou indicação para que a Secretaria de Ação Social de Bertioga realize estudos para a implantação dessa proposta na cidade. Essa iniciativa poderá ocorrer por meio de cooperativa, gerando empregos para os trabalhadores de Bertioga.

Além disso, o parlamentar quer a adequação do Calendário Escolar da cidade, para o período de realização dos jogos da Copa do Mundo, para que as férias escolares coincidam com esse período. A recomendação é baseada em diretrizes do próprio MEC.

Edvaldo Alecrim Silva:

Por conta da reclamação de moradores do bairro Vicente de Carvalho II, o vereador apresentou indicação na sessão desta terça, dia 20, para que seja realizada a limpeza e desobstrução de canal na travessa da rua Oswaldo Cruz.

Alfonso Dari Weiland:

O parlamentar fez trabalho pedindo melhorias no bairro Jardim Ana Paula. De acordo com ele, as vias da localidade estão há algum tempo sem manutenção e precisam de serviço de nivelamento, sendo que algumas ruas estão em condições precária para o trânsito de pedestres e veículos. O vereador ainda apresentou indicação para manutenção na rua Joaquim da Silveira, no bairro Jardim Rio da Praia.

E, para melhorar o atendimento de saúde na cidade, ele também demandou a reforma e ampliação das Unidades Básicas de Saúde da Vista Linda e do Indaiá.