Na segunda sessão ordinária do ano, vereadores falam de Saúde e melhorias urbanas

por imprensa — publicado 14/02/2014 12h15, última modificação 08/12/2015 09h13
Os parlamentares apresentaram mais de 20 trabalhos, entre indicações, requerimentos e moções na sessão desta terça, dia 11. Acompanhe o resumo da semana da 2ª sessão ordinária do ano:

Moções:

- Moção de Parabenização ao Dia do Repórter, a ser comemorado em 16 de fevereiro. Autoria: Luís Henrique Capellini. “No dia 16 de fevereiro se comemora o Dia do Repórter, profissional responsável por acompanhar os acontecimentos do nosso bairro, cidade, país e trazer notícias de outros locais do mundo. Todos os fatos relevantes para a humanidade precisam ser narrados por eles e é por meio de seus olhos e sua linguagem que vemos e ouvimos realidades próximas e distantes. Eles tem a difícil função de traduzir a todos nós os fatos e, desta forma, aproximar pessoas de todas as localidades, com a chamada globalização”.

Requerimentos:

- Requer mapa e nome das ruas do bairro Citymar. Autoria: Alfonso Dari Weiland. De acordo com o parlamentar, o pedido se deve a reclamação dos próprios moradores, que tem dificuldade de definirem os nomes das ruas do bairro, por falta de placas de sinalização e informações oficiais das mesmas.

Márcia Regina Braz Lia:

A parlamentar apresentou indicação para que a prefeitura providencie a instalação de ponto de ônibus coberto na parada da avenida Anchieta com a rua Sebastião Barbosa e a rua Professora Diva Paula Duarte. Ela ainda apresentou dois projetos de leis para a Mesa Diretora, um referente à criação da Nota Fiscal Cidadã de Bertioga e outro para o reconhecimento da pessoa com autismo como portadora de deficiência física, para fins de fruição dos direitos assegurados.

Edvaldo Alecrim Silva:

O parlamentar focou seus trabalhos dessa semana em pedidos de melhorias urbanas: a instalação de ponto de ônibus coberto na avenida Anchieta, em frente ao novo supermercado, Semar; solicitação de implantação de barreira na ciclovia das ruas Manoel Gajo e Engenheiro José Sanches Ferreira, por conta da invasão do espaço pelos motoristas; ainda, o vereador pediu a colocação de equipamento de ventilação na Escola Estadual Vicente de Carvalho e adequação na travessia da balsa.

Outro trabalho refere-se ao cumprimento pela municipalidade da LEI nº 899 de 14 de abril de 2010, que estabelece a área escolar de segurança como espaço de prioridade especial do poder municipal.

Alfonso Dari Weiland:

O vereador também fez pedidos para serviços urbanos. Ele solicitou o recapeamento da avenida Anchieta no trecho do Jardim Rafael, próximo à rua Vicente Leporace, e a instalação de lombadas na mesma via, na área da Ilha IV, no Indaiá.

Elizabeth Dotti Consolo:

Para dar mais informações à população sobre a doença e o tratamento, a vereadora sugeriu ao Executivo a realização de Campanha Municipal de Conscientização sobre a Síndrome do Pânico, que é uma enfermidade que se caracteriza por crises absolutamente inesperadas de medo e desespero.

Ela ainda fez indicação para que seja instalada iluminação pública e feita limpeza de valas e colocação de lixeiras nas ruas 06, 09 e 12 do bairro Caiubura.

Além disso, a vereadora requereu a gratuidade no transporte coletivo municipal para os patrulheiros do Campb no período em que estiverem de expediente.

Luiz Carlos Pacífico Júnior:

Por conta do assédio moral e até físico que muitos jovens e crianças sofrem nas escolas e até fora delas, o chamado bullying, o vereador pretende que seja feita uma campanha de conscientização sobre esse problema social nas escolas do município, para evitar as atitudes perniciosas e incentivar o diálogo construtivo entre os alunos.

O vereador ainda reiterou o pedido para que sejam viabilizadas em Bertioga as travessias elevadas acessíveis ou as lombofaixas, que já se mostraram eficientes na avenida 19 de Maio, em outras vias, como a avenida Anchieta. Outro pedido é para a colocação de bancos e lixeiras no calçadão em frente ao Píer Licurgo Mazzoni.

A instalação de mureta de contenção ou guarda corpo no canal de drenagem próximo à Praça dos Emancipadores também foi alvo de indicação do parlamentar, que quer esse equipamento entre as avenidas 19 de Maio e Anchieta.

Jose Feliciano Irmão:

Mantendo sua linha de trabalhos voltados aos serviços urbanos e melhoria nos bairros, o parlamentar fez indicação para que a Secretaria de Serviços Urbanos providencie a realização de roçada de mato nas ruas de Boraceia. Também, a instalação de iluminação pública, nos pontos faltantes, no bairro de Guaratuba.

Valéria Bento:

A parlamentar apresentou dois importantes trabalhos voltados à área da Saúde no município: um para a instalação de setor de oncologia no CEME (Centro Médico de Especialidades de Bertioga), para atender com maior rapidez os casos de pacientes com câncer e outro para haja melhorias no atendimento prestado no Posto de Saúde de Boraceia. A vereadora destacou que tem havido reclamações por parte dos pacientes.

As duas indicações foram feitas conjuntamente com os vereadores Luís Henrique Capellini e Beth Consolo.

Toninho Rodrigues:

O vereador encaminhou indicação com abaixo assinado dos moradores dos bairros Mangue Seco e Jardim Rio da Praia por conta dos problemas enfrentados com a empresa prestadora do serviço de telefonia, a Vivo. Ele quer melhorias no atendimento realizado pela empresa na cidade.

Outro trabalho do parlamentar pede a criação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico de Bertioga. Ele ainda requereu incentivos para a vinda de indústrias não-poluentes para a cidade, visando à geração de emprego e renda.