Novos cursos da Etec e ‘Cegonha Móvel’ estão entre os trabalhos da semana

por imprensa — publicado 10/10/2014 18h08, última modificação 08/12/2015 09h13
Os vereadores apresentaram trabalhos com vários temas essa semana, entre eles: saneamento básico, iluminação pública, ampliação dos cursos da Etec Bertioga, programa de remoção das mamães e seus bebes do Hospital Municipal até suas residências, entre outros. Acompanhe o resumo da semana e a Ordem do Dia:

 

Indicações:

Alfonso Dari Weiland

O vereador solicitou melhorias na rede de água e a realização de estudos para a implantação da rede de esgoto no bairro Jardim Ana Paula. Ele destacou que investimentos em saneamento básico são fundamentais para a qualidade de vida da população.

Outros dois pedidos do edil para o Executivo são para que seja feita a manutenção urbana, com nivelamento de ruas e roçada de mato no bairro Jardim Rafael e, ainda, implantação da rede de esgoto no Citymar.

José Feliciano Irmão

Bairro bastante populoso e com grande movimentação turística aos finais de semana e período de alta temporada, Boraceia não conta ainda com sistema de iluminação pública na orla da praia, o que aumenta a sensação de insegurança neste trecho nos períodos noturnos. Para resolver esse problema o vereador Feliciano, em parceria com o vereador Capellini, apresentou trabalho ao Executivo para que seja instalada iluminação pública na praia.

Luiz Carlos Pacífico Júnior

Por conta da defasagem do salário dos guarda vidas temporários em relação ao salário base dos guardas municipais temporários, o vereador pediu à prefeitura que viabilize a equiparação salarial para as duas funções. Além dessa indicação, ele requereu que a Secretaria de Serviços Urbanos promova medidas de segurança para a rua Ayrton Sena, com a avenida Leonardo Bonna.

Márcia Regina Braz Lia

Para melhor atender as mamães no período pós-parto, a vereadora sugeriu a instalação na cidade do Programa Cegonha Móvel, que realiza o transporte das mulheres e seus recém-nascidos após a alta médica do Hospital, até as suas residências, desde que seja dentro dos limites do município.

Para a questão do trânsito, a vereadora requisitou medidas da Diretoria de Trânsito para que seja instalados avisos refletores e luminosos nos locais onde foram instalados radares de fiscalização.

Edvaldo Alecrim Silva

Nos moldes do que ocorre hoje na cidade vizinha de Santos, o vereador quer que a prefeitura promova estudos para a implantação em Bertioga do Programa de Sistema de Bicicletas, que funciona como um aluguel de bicicletas, para serem usadas nas ciclovias da cidade, para a locomoção tanto na região central do município quanto nos locais que dão acesso aos bairros, por meio de postos de acesso a esse serviço, que é de baixo custo para o usuário.

Ele também quer a instalação de uma rampa de acesso no trecho final do calçadão da orla da Praia da Enseada, no Centro, em frente ao local onde está o prédio da Casa da Cultura.

Elisabeth Dotti Consolo

Para promover o conhecimento da doença distimia, que é uma depressão crônica, de moderada intensidade, a vereadora apresentou indicação para que a Secretaria Municipal de Saúde promova campanhas informativas, que incentive às pessoas portadoras dos sintomas a procurarem ajuda, que é possível por meio da associação de medicamentos antidepressivos com psicoterapia.

Antônio Rodrigues Filho

Com o tema da atenção aos portadores de necessidades especiais sempre presente em seus trabalhos no Legislativo, o vereador apresentou indicação na sessão dessa semana, dia 07, para a criação do Programa Municipal de Conscientização da Solidariedade aos Portadores.

Outro assunto abordado pelo vereador é a questão das construções sustentáveis, visando às soluções que reduzam os impactos da construção civil no meio ambiente, como captação e reaproveitamento das águas das chuvas e tecnologia que permita redução no consumo de energia, entre outras ações. Ele também requereu a instalação da iluminação pública na rua Oito e redutores de velocidade na avenida Anchieta, ambos no bairro do Indaiá, ainda, ponto de ônibus na localidade Citymar.

Luís Henrique Capellini

Depois de visita à Unidade Básica de Saúde Jardim Vicente de Carvalho II, o vereador apresentou indicação solicitando uma série de medidas emergências para solucionar diversos problemas do posto. Ele quer a conclusão da obra iniciada há um ano, compra de diversos equipamentos e serviço de drenagem e saneamento.

Ele ainda apresentou indicação sobre a reunião recente entre o prefeito de Bertioga e os dirigentes da Etec, que definiram novo local para as instalações da escola técnica (em área no Paço Municipal, anexo ao atual prédio da Secretaria de Educação), com previsão de construção de seis salas de aula e laboratório de informática. O vereador reiterou alguns cursos que ele vem pedindo desde o ano passado, e que são relevantes para a vida econômica da cidade:

Técnico em construção civil, técnico projetista, comunicação visual, desenho de construção civil, designer de interiores, técnico de edificações, gestão ambiental e gesseiro, entre outras possibilidades.

Ele lembrou ainda ao senhor prefeito a importância de estender essa discussão com a Casa de Leis, para que os vereadores possam levar as suas demandas advindas direto da população.

Valéria Bento

A vereadora solicitou do Executivo Municipal, por intermédio da Secretaria de Cidadania e Segurança, que promova a inclusão de vagas de estacionamento preferenciais, para idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais, na avenida Anchieta, em frente ao Banco do Brasil.

Ordem do Dia

1.Projeto de Lei Complementar 003/2014 – “Altera o quadro de cargo especial de pessoal da Lei Complementar 100/2014 e dá outras providências” – autoria: prefeito José Mauro Dedemo Orlandini. Aprovado em 2ª discussão.

2. Projeto de Lei 003/2014 – “Cria o Conselho de Cultura da Paz – Compaz e dá outras providências” – autoria: prefeito José Mauro Dedemo Orlandini. Aprovado em 1ª discussão.

3. Projeto de Lei 008/2014 – “Fica instituída, no Município de Bertioga, reconhece a pessoa com autismo como portadora de deficiência, para fins de fruição dos direitos assegurados” - autoria: vereadora Márcia Regina Braz Lia. Aprovado em 1ª discussão.

4. Projeto de Lei 018/2014 – “Institui no calendário oficial de eventos do Município de Bertioga a ‘Semana da Mulher’ e dá outras providências” - autoria: vereadora Valéria Bento. Aprovado em 1ª discussão.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bertioga - 10 de outubro de 2014