Transtorno de ansiedade precisa ser identificado para ser tratado, diz vereadora

por imprensa — publicado 04/04/2014 15h52, última modificação 08/12/2015 09h13
Aquelas manias que muitas pessoas tem, de organização, limpeza ou mesmo de colocar as coisas numa ordem, pode ser considerado um hábito irritante, mas, em diversos casos, esse comportamento configura uma doença de ordem psíquica, o chamado transtorno de ansiedade. Para que esses casos possam ser identificados com mais facilidade e para incentivar às pessoas a procurarem ajuda, a vereadora Elizabeth Dotti Consolo quer a realização de uma campanha informativa sobre o tema.

De acordo com ela, que também é médica, o Transtorno Compulsivo Obsessivo (TOC) é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade com a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões.

“Em algumas situações, todas as pessoas podem manifestar rituais compulsivos que não caracterizam o TOC. O principal sintoma da doença é a presença de pensamentos obsessivos que levam a realização de um ritual compulsivo para aplacar a ansiedade que toma conta da pessoa”, afirmou em sua indicação, apresentada na sessão desta terça, dia 1º de abril.

Ela ainda explicou que as causas do TOC não estão bem esclarecidas, e que se trata de um problema multifatorial. O tratamento pode ser medicamentoso ou não, dependendo do caso.

“Diante da importância deste tema e também da grande freqüência com que ele vem ocorrendo, com uma enorme sintomatologia e vários exemplos em nossos cotidiano, solicitei essa campanha de divulgação e esclarecimento sobre o TOC. Afinal, nossa população merece e precisa do maior número possível de informações sobre essa questão tão atual e comum”, finalizou a vereadora Beth Consolo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bertioga - dia 04 de abril de 2014