Vereador pede programa para prevenção e combate à obesidade

por imprensa — publicado 26/05/2014 12h42, última modificação 08/12/2015 09h14
Dados recentes do Ministério da Saúde apontam que o Brasil mantém altos índices de pessoas acima do peso, mais de 50% da sua população. Por conta do fator de risco de desenvolvimento de diversas doenças nas pessoas obesas, o presidente do Legislativo, Luís Henrique Capellini, apresentou indicação na sessão desta terça, dia 06, pedindo a adoção de programa educativo nas escolas municipais, que seja desenvolvido em parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde.

Ele destacou ainda que a obesidade é uma epidemia mundial, que precisa ser combatida por meio de políticas públicas e mudanças de hábitos da população. “Grande parte da população mantém hábitos alimentares prejudiciais à saúde, que junto com o sedentarismo e o tabagismo aumentam os riscos de desenvolver diversas doenças, entre elas a diabetes e alguns tipos de câncer”.

No seu trabalho, o vereador também relatou o projeto implantado pela cidade paulista de Piracicaba, que capacitou 1.500 pessoas, entre professores e funcionários que atuam no setor de ensino municipal, com a finalidade de combater a obesidade infantil.

“A influência nos hábitos alimentares na idade escolar pode ser determinante para a qualidade da vida adulta. Por essa razão, as noções de bem estar, saúde e nutrição podem ser aprendidas e absorvidas na escola, com o apoio e estímulos de todo o corpo de funcionários do setor”, afirmou o vereador Capellini.